A iniciativa foi mais um avanço na construção de políticas públicas para a promoção, proteção e garantia da cidadania à população LGBT+.
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), por meio do Conselho Municipal de Direitos LGBT+, realizou na última quinta-feira (03), no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), a 1ª Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQI+, abordando o tema: "Construindo a Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQI+".
O evento contou com a participação de representantes da Secretaria da Diversidade do Estado, gestores e gestoras, lideranças, servidores, ativistas e organizações do movimento. A conferência teve como objetivo promover um espaço de diálogo entre o governo e a sociedade civil, buscando debater e avaliar a implementação de políticas de promoção e defesa dos direitos da população LGBTQI+.
Na oportunidade, foi aprovado o regimento interno da conferência e, na sequência, aconteceu uma importante palestra ministrada pela Orientadora de Célula de Programas e Projetos para a População LGBTI+ da Secretaria da Diversidade (SEDIV) do Estado do Ceará, Luana Ângelo. Em seguida, foram realizados trabalhos de grupos com a discussão dos eixos temáticos e a elaboração das propostas que serão levadas às conferências estaduais. E, por fim, aconteceu a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual.
O momento gerou discussões construtivas e criou propostas adequadas às necessidades da comunidade LGBT+ do município, onde foram reafirmadas parcerias e novos alinhamentos entre o movimento e o poder público, reforçando a importância do diálogo e apoio para continuar construindo um município cada vez mais inclusivo e equiparado. A iniciativa foi mais um avanço na construção de políticas públicas para a promoção, proteção e garantia da cidadania à população LGBT+.