06-JUN-2024

Russas realiza 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef

O momento foi para apresentar os resultados alcançados sobre as ações propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

#AssistênciaSocial POR ASCOM 06 DE JUNHO DE 2024

A Prefeitura de Russas, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), da Comissão Intersetorial e da Articulação do Selo Unicef, realizou na manhã de ontem (05) o II Fórum Comunitário do Selo Unicef edição 2021-2024.

O evento aconteceu no CEU das Artes e reuniu estudantes da rede municipal, profissionais da educação, da saúde e da assistência social, além de autoridades do município e representantes da sociedade civil. O encontro contou ainda com a participação da Consultora da Primeira Infância e da Saúde do Selo Unicef nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí: Metilde Carvalho.

Durante o Fórum, o município reuniu a sociedade para celebrar e apresentar os resultados alcançados sobre as ações que foram propostas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes, aprovado no 1º Fórum Comunitário, em 2022. Nesse plano foram traçadas metas para as áreas da Educação, da Saúde e da Assistência Social, as quais ao longo desses quatro anos cumpriram atividades pré-estabelecidas pela metodologia do Selo UNICEF.

O momento foi oportuno também para análise da situação local das crianças e dos adolescentes, além de monitorar e avaliar o impacto das ações, projetos, programas, políticas sociais e indicadores pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

A Articuladora Municipal, Edna Sibelly, apresentou ações desenvolvidas referentes aos três eixos: Resultados Sistêmicos, Indicadores de Impacto Social e Participação Cidadã e Gestão por Resultado. Na ocasião, Sibelly ressaltou ainda a importância da certificação como efetivação das Políticas Públicas voltadas para crianças e adolescentes na garantia de direitos.

A realização do 2º Fórum Comunitário é de caráter obrigatório para a certificação do município no Selo UNICEF. O evento teve como objetivo avaliar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes e subsidiar o Relatório de Acompanhamento do Selo UNICEF Edição 2021-2024.

Sobre o Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo Unicef de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O sucesso do Selo Unicef é resultado da parceria entre o órgão e governos estaduais e municipais por meio da atuação integrada e intersetorial.

#MeioAmbiente Há 2 dia(s)

Russas inaugura Viveiro de Mudas

O espaço vai garantir o cultivo de espécies nativas destinadas à arborização do município.

#Gestão Há 2 dia(s)

SEGEPE lança edital de Seleção Simplificada para Estagiários de Nível Superior em Direito

As inscrições acontecem hoje (13) e amanhã (14), exclusivamente pela internet.

#Desenvolvimento Há 3 dia(s)

Russas é a cidade com maior potencial de consumo do Vale do Jaguaribe

Segundo ranking do IPC Maps 2024, o Município é o 18º do Estado e o 1º do Vale do Jaguaribe com capacidade para consumir mais de R$ 1,4 bilhão em produtos e serviço.

#Infraestrutura Há 4 dia(s)

Prefeitura inicia nova etapa de pavimentação asfáltica em Russas

Os trabalhos começaram pela Travessa Joel Correia Lima e logo depois serão realizados na Avenida Maria Ramalho.

#Cultura Há 4 dia(s)

Sexta (14) e sábado (15) Russas viverá as emoções do RJ2024

O maior São João da região contará com apresentações de quadrilhas juninas, muita comida típica e shows musicais.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Russas realiza capacitação técnica sobre atendimento humanizado e direitos da mulher

O evento reforça a importância de promover a melhoria das condições de vida e saúde das mulheres.

#Infraestrutura Há 8 dia(s)

Prefeitura inicia obra histórica da pavimentação asfáltica ligando Flores à Timbaúba

Serão 16 km de via asfaltada garantindo desenvolvimento, progresso e bem-estar a todos.

#Educação Há 9 dia(s)

Russas cresce em todas as séries avaliadas no SPAECE

Os avanços reforçam o compromisso em promover uma educação cada vez mais de qualidade no município.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?