O evento aconteceu na Escola Municipal Manuelito Maia Meireles.
A Secretaria do Trabalho e Assistência Social (SETAS), por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã de hoje (24), na Escola Manuelito Maia Meireles, o evento de encerramento da Campanha Maio Laranja.
O momento teve como atividade principal uma importante palestra sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação foi desenvolvida por profissionais da SETAS e contou com a participação dos estudantes e dos profissionais da Unidade de Ensino.
Além dessa ação, durante a Campanha, o município de Russas desenvolveu diferentes atividades visando a sensibilização da sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil. Entre as ações, destacamos Sala de Espera nas UBSs, entrevistas em emissoras de rádio, palestras, dentre outras.
Maio Laranja
A campanha Maio Laranja foi instituída por meio da Lei Nº 14.432, de 3 de agosto de 2022. A norma estabelece que durante o mês de maio de cada ano, em todo o território nacional, sejam realizadas atividades efetivas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Um dos objetivos da iniciativa é conscientizar a sociedade sobre os abusos sofridos pela população infanto-juvenil brasileira.
O mês de maio foi escolhido para a realização da campanha devido a um caso de sequestro, violência sexual e assassinato de uma criança de 8 anos, ocorrido em 1973, em Vitória (ES). Mediante a brutalidade do crime, a data da morte da menina Araceli Crespo se tornou um alerta da sociedade civil quanto ao abuso sexual contra menores. O crime segue impune.