O prefeito de Russas, Weber Araújo, acompanhado da primeira dama Mazé Torquato, participaram na manhã desta quinta-feira, 06 de junho, da 11ª edição do Prêmio Escola Nota 10, cuja solenidade de premiação aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Além do Gestor e a Primeira Dama, participaram do evento a secretária municipal da educação, Ana Maria, técnicos da SEMED e representantes das 13 escolas do Município classificadas nota dez no SPAECE 2018.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC para premiar as melhores escolas públicas do ano passado, em 182 municípios. A iniciativa realizou 337 premiações em sua 11ª edição. Foram 150 para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Mais 150 para as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5° ao 9° ano e outros 37 prêmios. O governador Camilo Santana marcou presença, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.
O município de Russas foi um dos premiados, por meio da Escola Francisco das Chagas Lima, da comunidade de Lagoinha, agraciada com o prêmio Escola Nota 10 por obter um dos 150 melhores desempenhos do Estado na avaliação do 5° ano. Além da Unidade de Ensino premiada, Russas teve ainda mais 13 escolas nota dez não premiadas, foram: Francisco das Chagas Lima, Margarida Maria Alacoque, Ciríaco Leandro Maciel, Luís Ferreira Lima, Agrícola Padre Pedro de Alcântara, Padre Marcondes Matos Cavalcante, Tia Benilce, Inácio de Barros Neto, José Martins de Santiago, e Raimundo Pelópidas de Araújo, no 2° ano do Ensino Fundamental e Waldemar de Sousa Pinheiro, João Rebouças do Amaral e Tia Benilce no 5° Ano do Ensino Fundamental.
"Esse é um momento de muita felicidade para nós gestores e principalmente para os educadores e educandos de Russas. Momento para celebrar as conquistas e coroar o trabalho árduo e responsável de todos que fazem a educação de Russas. Essa premiação veio para certificar que estamos no rumo certo. A Administração vai continuar cada vez mais investindo e apoiando a Educação, pois só assim conseguiremos mais resultados satisfatória e principalmente contribuir com uma excelente formação dos nossos alunos". Destacou o Gestor Weber Araújo.
SPAECE
O Programa
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).
A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.
O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.
O prefeito de Russas, Weber Araújo, acompanhado da primeira dama Mazé Torquato, participaram na manhã desta quinta-feira, 06 de junho, da 11ª edição do Prêmio Escola Nota 10, cuja solenidade de premiação aconteceu no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Além do Gestor e a Primeira Dama, participaram do evento a secretária municipal da educação, Ana Maria, técnicos da SEMED e representantes das 13 escolas do Município classificadas nota dez no SPAECE 2018.
O evento foi promovido pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação SEDUC para premiar as melhores escolas públicas do ano passado, em 182 municípios. A iniciativa realizou 337 premiações em sua 11ª edição. Foram 150 para os melhores resultados de alfabetização na idade certa ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Mais 150 para as escolas pelo desempenho de suas turmas do 5° ao 9° ano e outros 37 prêmios. O governador Camilo Santana marcou presença, acompanhado da vice-governadora Izolda Cela e da secretária da Educação, Eliana Estrela.
O município de Russas foi um dos premiados, por meio da Escola Francisco das Chagas Lima, da comunidade de Lagoinha, agraciada com o prêmio Escola Nota 10 por obter um dos 150 melhores desempenhos do Estado na avaliação do 5° ano. Além da Unidade de Ensino premiada, Russas teve ainda mais 13 escolas nota dez não premiadas, foram: Francisco das Chagas Lima, Margarida Maria Alacoque, Ciríaco Leandro Maciel, Luís Ferreira Lima, Agrícola Padre Pedro de Alcântara, Padre Marcondes Matos Cavalcante, Tia Benilce, Inácio de Barros Neto, José Martins de Santiago, e Raimundo Pelópidas de Araújo, no 2° ano do Ensino Fundamental e Waldemar de Sousa Pinheiro, João Rebouças do Amaral e Tia Benilce no 5° Ano do Ensino Fundamental.
"Esse é um momento de muita felicidade para nós gestores e principalmente para os educadores e educandos de Russas. Momento para celebrar as conquistas e coroar o trabalho árduo e responsável de todos que fazem a educação de Russas. Essa premiação veio para certificar que estamos no rumo certo. A Administração vai continuar cada vez mais investindo e apoiando a Educação, pois só assim conseguiremos mais resultados satisfatória e principalmente contribuir com uma excelente formação dos nossos alunos". Destacou o Gestor Weber Araújo.
SPAECE
O Programa
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará SPAECE.
O SPAECE, na vertente Avaliação de Desempenho Acadêmico, caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.
Realizada de forma censitária, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, tendo como orientação Matrizes de Referência alinhadas com as do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC amplia, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos:
Avaliação da Alfabetização SPAECE-Alfa (2º ano);
Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos);
Avaliação do Ensino Médio (3a séries).
A idealização do SPAECE-Alfa surge em decorrência da reconhecida importância na alfabetização das crianças logo nos primeiros anos de escolaridade, expressa através do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). O SPAECE-Alfa consiste numa avaliação anual, externa e censitária, para identificar e analisar o nível de proficiência em leitura dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das escolas da Rede Pública (estaduais e municipais), possibilitando construir um indicador de qualidade sobre a habilidade em leitura de cada aluno, o qual permite estabelecer comparações com os resultados das avaliações realizadas pelos municípios e pelo Governo Federal (Provinha Brasil).
A Avaliação do Ensino Fundamental é realizada nas séries finais de cada etapa do Ensino Fundamental, com a finalidade de diagnosticar o estágio de conhecimento, bem como analisar a evolução do desempenho dos alunos do 5º e 9º anos e os fatores associados a esse desempenho, produzindo informações que possibilitem a definição de ações prioritárias de intervenção na Rede Pública de ensino (estadual e municipal).
A Avaliação do Ensino Médio, realizada anualmente de forma censitária, envolve todas as escolas da Rede Estadual de ensino e seus anexos, localizadas nos 184 municípios cearenses.
O conjunto de informações coletadas por esta avaliação permite montar um quadro sobre os resultados da aprendizagem dos alunos, seus pontos fracos e fortes, e sobre as características dos professores e gestores das escolas estaduais. Em se tratando de uma avaliação de característica longitudinal, possibilita ainda acompanhar o progresso de aprendizagem de cada aluno ao longo do tempo.
Objetivos
Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de ensino.