NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 1 dia(s)

Prefeitura decreta Feriado Municipal o dia 27 de novembro

O feriado celebra o aniversário da passagem da imagem de Nossa Senhora de Fátima no município de Russas.

#Desenvolvimento Há 2 dia(s)

Russas sediou a última edição da Feira Fama 2024

O evento aconteceu de 21 a 23 de novembro, proporcionando oportunidades de negócios para os empreendedores da região.

#AssistênciaSocial Há 7 dia(s)

SETAS divulga relação dos beneficiários contemplados pelo novo lote do Vale Gás Social

Ao todo, 1.265 pessoas estão na lista.

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

Russas conquista Selo Verde pelo segundo biênio consecutivo

Essa é a terceira vez que Russas conquista o Selo Verde durante 15 edições do Programa.

#MeioAmbiente Há 8 dia(s)

Russas realizou 2ª Semana da Proteção Animal

A iniciativa contou com uma vasta programação composta por atividades de educação, atendimento de saúde e vacinação, além de animais para adoção.

#Saúde Há 13 dia(s)

Prefeitura reinaugura UBS da Várzea Alegre

O equipamento de saúde foi totalmente transformado para garantir mais conforto e excelência à população.

#Cultura Há 13 dia(s)

SECULTE divulga resultados de 03 Editais de Incentivo à Cultura

Confira os respectivos resultados nos links abaixo da matéria.

#Saúde Há 14 dia(s)

Aproximadamente 6 mil animais foram vacinados no Dia “D” da Vacinação Antirrábica

5.908 animais foram imunizados, sendo 3.370 cães e 2.538 gatos.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito