NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Administração Há 1 dia(s)

Prefeitura homologa resultado do Concurso Público de Russas

Para conferir as datas e demais informações, acesse o decreto disponível na íntegra no final da matéria.

#Cultura Há 1 dia(s)

SECULTE divulga mais 02 editais de fomento à cultura

Ambos editais fazem parte dos esforços para incentivar a cultura em Russas.

#Esporte Há 1 dia(s)

Russas é bicampeã do Intermunicipal de Futsal

Essa foi a sétima conquista da seleção russana que juntamente com tabuleiro do Norte são as maiores campeãs da competição.

#Esporte Há 1 dia(s)

Russas é destaque no Campeonato Brasileiro de Atletismo Sub-16

A equipe russana conquistou 06 medalhas, sendo 02 de ouro e 04 de prata.

#Cultura Há 4 dia(s)

Etapa de Prestação de Contas dos editais da Lei Paulo Gustavo está aberta

O objetivo é garantir a transparência e a conformidade com os critérios estabelecidos nos editais.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Festa da Pessoa Idosa reúne idosos assistidos pelos CRAS de Russas

O momento marcou as comemorações alusivas ao dia internacional da pessoa idosa, celebrado no mês de outubro.

#Educação Há 5 dia(s)

Brasil Alfabetizado: SEMED divulga seleção de alfabetizadores para novo ciclo

As inscrições acontecerão amanhã (01) e segunda-feira (04), no CVT.

#Desenvolvimento Há 6 dia(s)

Prefeitura inaugura Casa do Trabalhador

O Programa tem como objetivo incluir cidadãos no mercado de trabalho.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito