O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, em evento virtual realizado pela Comissão Nacional do UNICEF.
O município de Russas conquistou a certificação do Selo UNICEF Edição 2021-2024, a maior premiação de reconhecimento internacional de eficácia das políticas públicas para crianças e adolescentes.
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, em evento virtual realizado pela Comissão Nacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, que anunciou todos os municípios aprovados.
Essa foi a 8ª conquista do município entre as nove edições do Projeto. No Ceará, além de Russas, mais 157 cidades conquistaram a certificação.
Para alcançar esse resultado, o município de Russas desenvolveu durante quatro anos (2021-2024) ações referentes aos três eixos:
Eixo I - Resultados Sistêmicos: Ações desenvolvidas para o fortalecimento de políticas públicas para a garantia de direitos de crianças e adolescentes. O eixo é composto por sete resultados sistêmicos e cada um deles possui ações e metas realizadas e comprovadas: desenvolvimento infantil na primeira infância; educação de qualidade para todos; hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais.
Eixo II - Impacto Social: É composto por um conjunto de indicadores para o diagnóstico, monitoramento e avaliação do impacto das políticas públicas voltadas às crianças e adolescentes no município: percentual de crianças de 1 ano vacinadas com a vacina tríplice viral (D2) e tetra viral, percentual de alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola, percentual de escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento, percentual de adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no ensino médio, percentual de nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos, percentual de registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA e percentual de famílias cadastradas no cadastro único em acompanhamento pelo PAIF no município.
Eixo III - Participação Cidadã e Gestão por Resultado: Ações voltadas para contribuir e ampliar processos participativos no município, valorizar e estimular a participação de adolescentes: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA), Conselho Tutelar, Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Fóruns Comunitários e reuniões de acompanhamento do Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.
Sobre o Selo Unicef
O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao selo de forma espontânea, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade.
O Selo UNICEF será entregue oficialmente aos municípios do Ceará em dezembro, em um evento na cidade de Fortaleza.