Inicialmente, apenas os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde podem se vacinar.
A Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), iniciou hoje (01), a Campanha de Vacinação contra a influenza (gripe). Inicialmente, apenas os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde serão imunizados. A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, nos seus horários de funcionamento.
A Campanha acontece sempre entre os meses de abril e maio e faz parte de uma estratégia nacional para diminuir a circulação do vírus causador da doença e, dessa forma, reduzir as complicações, as internações e a taxa de mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo para a vacinação.
É importante destacar que pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves, além de casos confirmados de Covid-19, devem adiar a aplicação até a melhora do quadro. Ressaltamos ainda que a vacina é anual, ou seja, quem se vacinou no ano passado deve receber a nova dose neste ano.
Os grupos prioritários devem apresentar no ato do atendimento a caderneta de vacinação e o cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) ou o CPF (Cadastro de Pessoa Física).
Confira quem pode se vacinar:
- Crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes;
- Trabalhadores de Saúde;
- Puérperas;
- Professores do ensino básico e superior;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica);
- Pessoas em situação de rua;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Quilombolas;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores dos Correios;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais independentemente da idade.