Pelo segundo biênio seguido, Russas é reconhecida por promover ações que vêm garantindo uma cidade mais verde, limpa e sustentável.
Russas recebeu na última sexta-feira (29) a Certificação da 15ª Edição do Programa Selo Município Verde (PSMV), promovido pelo governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA). Esse é o segundo biênio consecutivo em que o Município conquista a importante premiação, sendo a terceira da sua história.
O evento de certificação aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero; da titular da SEMA, Vilma Freire; e ainda de prefeitos e secretários municipais de meio ambiente dos 40 municípios certificados.
Na oportunidade, o prefeito de Russas, Sávio Gurgel, acompanhado do secretário de meio ambiente, Elton Gonçalves, receberam das mãos da vice-governadora, Jade Romero, o Certificado e a Placa de Homenagem pela relevante Certificação.
O resultado é fruto do compromisso da Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), em parceria com as demais secretarias, de cuidar da natureza e promover ações que, ao longo desses anos, vêm garantindo uma cidade mais verde, limpa e sustentável.
Entre as principais ações, destacamos o programa CASTRAPET, que protege os animais, e o Recicla Russas, que, além de gerar renda para os catadores, promove uma cidade mais limpa e ajuda a impulsionar a economia local.
"Recebemos o Selo Município Verde, uma certificação que reconhece nosso compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Juntos, estamos construindo um futuro mais verde e próspero para todos", destacou o secretário Elton Gonçalves.
Programa Selo Município Verde
O Programa Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental público, instituído pela Lei Estadual nº13.304/03, alterado pela Lei nº16.128, de 14 de outubro de 2016, e regulamentado pelos Decretos nº 27.073/03 e nº 27.074/03.
O Selo Verde é o distintivo que identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.