23-MAI-2024

Russas sediou o V Encontro Regional das Escolas Legislativas

O evento aconteceu na manhã de ontem (22), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

#Administração POR ASCOM 23 DE MAIO DE 2024

A cidade de Russas sediou na manhã de ontem (22) o V Encontro Regional das Escolas Legislativas. O evento aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do secretário de governo do município, Girleudo Lourenço, e também de representantes das Câmaras Municipais de 16 municípios da Região do Vale do Jaguaribe (Russas, Alto Santo, Beberibe, Ererê, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaretama, Jaguaribara, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Palhano, Pereiro, Quixeré, Tabuleiro do Norte e Orós).

Na oportunidade, a Escola Superior do Parlamento Cearense (UNIPACE) assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para a criação de escolas legislativas nesses municípios.

Posteriormente, a UNIPACE passará a ofertar cursos gratuitos que promoverão formação e capacitação aos parlamentares e servidores públicos municipais.

Os cursos e serviços ofertados atualmente pela UNIPACE são: Cursos de Especialização Latu Sensu, Cursos de Mestrado (por meio de parcerias interinstitucionais), Cursos de Idiomas (inglês, francês e espanhol), Cursos de Extensão de curta e média duração (presencial, EAD e em formato híbrido), Seminários e eventos de interesse do setor público e o Projeto Superação - Educação de Jovens e Adultos (EJA), em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará.

Após esse encontro, já são 100 escolas legislativas implantadas no Interior do Ceará. A missão da UNIPACE é alcançar todos os municípios cearenses, na perspectiva de um parlamento aberto, promovendo a democracia e a responsabilidade social.

Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE)

A Universidade do Parlamento Cearense (UNIPACE) é um órgão da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, instituída por meio da Resolução nº 555, de 10 de julho de 2007, publicada no Diário Oficial do Estado em 13 de julho de 2007 e atualizada administrativamente pela Resolução 698/2019.

O órgão tem como atribuição promover a capacitação e o desenvolvimento profissional dos membros e servidores da Assembleia Legislativa, bem como das entidades públicas do Estado e dos Municípios, compreendendo, em especial, programas de aperfeiçoamento profissional, formação, capacitação e especialização nas suas áreas afins.

SECULTE abre Inscrições para o concurso Miss Russas 2024

As inscrições serão realizadas até o dia 28 de junho.

#Infraestrutura Há 4 dia(s)

Pavimenta Russas: Nova etapa de pavimentação asfáltica segue em ritmo acelerado

Os trabalhos já foram concluídos na Travessa Vereador Joel Correia Lima e na Avenida Ramalho e agora chegam à Avenida Governador Raul Barbosa.

SECULTE lança Edital de Valorização Cultural

As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente na plataforma Mapa Cultural do Ceará até o próximo dia 30.

#Tributo Há 6 dia(s)

Prazo do REFIS 2023 foi prorrogado

O novo prazo para que o contribuinte regularize seus débitos fica estendido até o dia 30 de junho.

#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

SEMA realiza premiação da 3ª Edição do Programa Escola Sustentável

Nesta terceira edição, as escolas premiadas foram: Escola Municipal Luís Ferreira Lima, Escola Municipal Padre Marcondes e Escola Municipal Maria Martins de Carvalho.

Quadrilha Folia no Sertão foi a vencedora do RJ2024

A campeã apresentou o espetáculo que teve como tema "O Arara do Brasil"

#MeioAmbiente Há 12 dia(s)

Russas inaugura Viveiro de Mudas

O espaço vai garantir o cultivo de espécies nativas destinadas à arborização do município.

#Gestão Há 12 dia(s)

SEGEPE lança edital de Seleção Simplificada para Estagiários de Nível Superior em Direito

As inscrições acontecem hoje (13) e amanhã (14), exclusivamente pela internet.