19-OUT-2023

UFC Campus de Russas inaugura Parque Tecnológico

O espaço cria interação entre a universidade, a iniciativa privada e o governo. Os projetos tecnológicos desenvolvidos no PARTEC serão aplicados em problemas reais da sociedade.

#Desenvolvimento POR ASCOM 19 DE OUTUBRO DE 2023

O Parque Tecnológico da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas, o PARTEC, foi oficialmente inaugurado na manhã desta quarta-feira (18), em solenidade que contou com a participação da Profª Maria da Conceição F. de Oliveira, Coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais (PROINTER) da Universidade Federal do Ceará, do diretor do Campus de Russas, Prof. Lindberg Gonçalves, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ari Célio, de representantes da Casa dos Amigos de Russas (CARUS) e alunos da UFC Campus Russas.

O diretor do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves, destaca a importância do espaço. "Tenho convicção de que o Parque Tecnológico será capaz de aumentar a produtividade das empresas parceiras visto que serão apoiadas pelo conhecimento presente na academia. Por outro lado, as pesquisas científicas na Universidade ganharão cada vez mais relevância por estarem sendo aplicadas em problemas reais da sociedade", explica.

O objetivo do PARTEC é o de atrair empresas de base tecnológica e estimular a cultura de inovação e empreendedorismo de alunos e professores da Universidade em associação com as empresas, promovendo o desenvolvimento de produtos e processos tecnológicos que venham atender aos problemas reais do Estado e do País.

Para o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico de Russas, Ari Célio, o Parque Tecnológico da UFC-Campus Russas vai ao encontro das ações de incentivo ao desenvolvimento econômico e tecnológico do município, pois o novo ambiente terá a importante missão de apoiar empreendimentos produtivos que desenvolvam atividades econômicas de base tecnológica, o que permitirá gerar novos espaços para abrigar empresas inovadoras e gerar empregos mais qualificados para o Vale do Jaguaribe e em especial a população de Russas. "Este dia é um marco para a ciência, tecnologia e inovação para todo o Vale do Jaguaribe, o PARTEC já nasce forte, e precisamos estar de braços dados e coração voltado para a academia para contribuir com o desenvolvimento de nossa região e de modo muito especial do município de Russas", afirmou.

O que são parques tecnológicos

Parque tecnológico é uma concentração geográfica de empresas, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios que criam um ambiente favorável à inovação tecnológica. Desta forma, empresas, universidades e investidores compartilham o mesmo ambiente, gerando benefícios para a comunidade e polos de desenvolvimento social e econômico. O número de parques tecnológicos, como o famoso Vale do Silício na Califórnia, cresceu rapidamente no mundo a partir da década de 1990.