02-AGO-2023

SEMUR 2023: Prefeitura renova convênio com a ASCAMARRU e aumenta o número de catadores beneficiados

O projeto que anteriormente contemplava 20 famílias passa a atender 26.

#MeioAmbiente POR ASCOM 02 DE AGOSTO DE 2023

Abrindo o quarto dia da programação da SEMUR 2023 em alusão ao aniversário de 222 anos de emancipação política da cidade, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), realizou na manhã de hoje (02), no prédio da Central Municipal de Reciclagem, a assinatura do Termo de Fomento com a Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (ASCAMARRU), renovando por mais um ano o convênio de ocupação e operacionalização da Central Municipal de Reciclagem (CMR), por meio do "Programa Recicla Russas".

Atendendo a uma reivindicação da ASCAMARRU, o novo termo garantiu a integração de mais pessoas ao Programa. Anteriormente eram atendidos 20 catadores ou catadoras e agora o Projeto passa a beneficiar 26.

Os beneficiados recebem um incentivo financeiro de R$ 330,00 e uma cesta básica no valor de R$ 170,00 mensais, para a execução da coleta seletiva municipal. As atividades são realizadas na Central Municipal de Reciclagem durante 5hs/dia.

Este é um Projeto de relevante importância pois, além de garantir oportunidade de renda familiar, assegura aos catadores mais dignidade, haja vista que trabalham de forma organizada, fora dos lixões e das ruas e em um ambiente totalmente seguro.

Vale destacar ainda o objetivo principal do Projeto, que é garantir a destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos recicláveis coletados.