O evento contou também com a entrega de títulos de propriedade rural realizada pela Secretaria de Agricultura.
Dando sequência a programação da Semana do Município em alusão aos 222 anos de emancipação de Russas, a Prefeitura local, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o SEBRAE, realizaram na manhã de hoje (01), no CVT, a assinatura de adesão e lançamento do Programa "Cidade Empreendedora - CICLO III" e do Programa Link Lab.
O Cidade Empreendedora é uma ferramenta de incentivo ao empreendedorismo, que visa acelerar o desenvolvimento local, incentivar a atividade empresarial, valorizar o comércio da cidade, oportunizar novos negócios e ainda disponibilizar auxílio e fomento na inovação e qualificação.
Na prática, a iniciativa será focada na desburocratização, por meio da implementação de políticas públicas, de todos os tipos de negócios tomando como base diferentes eixos como desburocratização, compras públicas, educação empreendedora, inovação e sustentabilidade, entre outros.
O Programa tem como objetivo engajar gestores e servidores públicos na melhoria do ambiente de negócios e na promoção de políticas públicas para apoio e fortalecimento do empreendedorismo e contribuir para o desenvolvimento econômico local, através da potencialização e institucionalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
Link Lab
É um programa de inovação aberta que será desenvolvido no Município por meio de uma parceria com o SEBRAE e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Este Programa, durante um ano, fará um estudo no Município focado na Gestão, onde será feito um levantamento geral e ao final serão definidos entre 08 ou 10 macro desafios que o Município precisa enfrentar para colocar Russas definitivamente no eixo da inovação e da cidade inteligente.
Títulos de Propriedade Rural
Na oportunidade, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto do Desenvolvimento Agrário (IDACE), realizaram a entrega simbólica de títulos de propriedade rural. No geral, serão entregues 207 títulos.
O documento de posse de terra representa muito para os beneficiados, porque a família passa a ser verdadeiramente dona da terra e com o título em mãos e registrado no cartório, o produtor rural passa a ter acesso a inúmeros benefícios como acesso a bancos para empréstimos com juros bem baixos, assistência técnica, além de facilitar na aposentadoria e participar de programas de apoio à agricultura familiar.