XXIII Encontro Cultural Russano acontecerá de 25 a 27 de novembro, confira programação

19/11/2021 - Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte - Prefeitura de Russas

Com o tema: “Patrimônio histórico de Russas: Realidade, Desafios e Perspectivas”, a Casa dos Amigos de Russas – CARUS, em parceria com o Campus da Universidade Federal do Ceará em Russas, e apoio da Prefeitura Municipal de Russas, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (SECULTE) realizarão de 25 a 27 de novembro a vigésima terceira edição do ENCONTRO CULTURAL RUSSANO.

A programação oficial do evento foi lançada na quarta-feira (17).  O Encontro divulgará manifestações artísticas e culturais de Russas e da Região Jaguaribana, com debates, discussões e audiências sobre assuntos de interesse da sociedade, como educação, cultura, infraestrutura, segurança e questões socioeconômicas. A entrada é franca.

A abertura será na quinta-feira (25), com a Feira das Profissões, que ocorrerá das 8h às 17h, no Campus da UFC, em Russas (Rua Felipe Santiago, 411, Cidade Universitária). A comunidade poderá conhecer os Cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção do campus, além de desafios e oportunidades do mercado de trabalho dessas áreas. Escolas de ensino médio de Russas e região do Vale do Jaguaribe estão convidadas a comparecer. O cadastro de visitas deverá ser feito através do preenchimento do formulário online.

Na sexta-feira (26), das 9h às 12h, no Auditório do Campus de Russas, ocorrerá o III Workshop do Campus da UFC em Russas: Ações Estruturantes para o Desenvolvimento do Vale do Jaguaribe, com o tema “Uma visão do Estado, Município e Universidade sobre os impactos dos clusters de inovação no desenvolvimento econômico do Vale do Jaguaribe”. O III Workshop será transmitido ao vivo pela Internet, no canal da TV Russas no Youtube.

Sob a moderação do Prof. Lindberg Lima Gonçalves, diretor do Campus da UFC em Russas, o workshop terá como palestrantes Júlio Cavalcante Neto, secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará; Ari Célio Reges Mendes, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio de Russas; e o Prof. Dmontier Pinheiro Aragão Júnior, coordenador de Extensão do Campus da UFC em Russas e coordenador do Comitê de Sustentabilidade do Vale do Jaguaribe.

O tema desta edição será abordado numa Audiência Pública na Câmara Municipal de Russas para debater sobre o Patrimônio Histórico de Russas: Realidade, Desafios e Perspectivas. Esse debate objetiva sensibilizar a população para a importância da preservação do acervo remanescente do patrimônio histórico material e imaterial do Município de Russas, sendo, portanto, uma tentativa de assegurar a sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.  Será no dia 27, às 9h, com transmissão pelo canal do youtube da TV Russas.

Teremos as presenças confirmadas de Esequiel Mesquita, professor do curso de Engenharia Civil do Campus da UFC em Russas, Francisco Franciner Lourenço Lima (Frank Lourenço), Secretário da Cultura, Turismo e Esporte da Prefeitura Municipal de Russas, (SECULTE), Zilzo Leandro Evangelista, Secretário de Governo do Município de Russas, e Odílo Almeida Filho, arquiteto e representante do Brasil no Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa.

ATIVIDADES CULTURAIS

Além dessas já mencionadas, teremos também atividades culturais, como o Colóquio Cultural Viva Palavra, no dia 25/11, às 20h, com participação de  Agamenon Viana, Alan Mendonça, Claudiana Nogueira, Fernanda Rodrigues, Frank Lourenço e Hider Albuquerque. Será uma live mediada pelo produtor e artista Otton Natashe, transmitida direto da Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha pela TV Russas.

No dia 26/11, teremos o Tributo ao historiador Limério Moreira da Rocha, com duas atividades: Cerimônia de Despedida, com a dispersão das cinzas nas águas da Lagoa da Caiçara; e inauguração do espaço Limério Moreira da Rocha no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara Araújo.

Encontro Cultural Russano finalizará no sábado 27 com três atividades pela tarde e noite. Às 15h, os membros da Casa dos Amigos de Russas farão a distribuição de livros na Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha e nos Ninhos do Livro instalados na Praça Monsenhor João Luís e na Estação Rodoviária Dr. José Martins de Santiago.com o objetivo de estimular a leitura. Esta ação faz parte da Campanha Ler Mais para Viver Melhor. Logo mais, às 16h, acontecerá uma ação solidária junto à Associação dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Russas (ASCAMARRU) na Central Municipal de Reciclagem Vicença de Santiago.

A partir das 20h, no Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara Araújo, haverá o Show Musical Cantos que Encantam Russas, com participação de artistas locais produtores de músicas autorais. Teremos as presenças de Trancelim, Isabelle Xavier, Cristina Rodrigues, Matheus Santiago e Iky Lourenço. A apresentação e produção será de Otton Natashe.

O show é aberto ao público com capacidade limitada a 100 pessoas. As senhas de acesso serão distribuídas na entrada do Centro Cultural a partir do dia 26/11/21. Será necessária a apresentação do cartão de vacinação físico ou virtual para entrar no Centro Cultural na noite do show.

Para mais informações, confira a programação completa e acompanhe as publicações sobre o evento no perfil do campus no Instagram (@ufcrussas).