Vacina da gripe: grupos da 1ª fase devem buscar postos de saúde até 10 de maio

03/05/2021 - Secretaria de Saúde - ASCOM

A prefeitura de Russas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça que os grupos prioritários da 1ª fase da Campanha de Vacinação Contra a Gripe devem procurar até 10 de maio uma unidade básica de saúde para se imunizar contra a influenza. 

Seguindo o Plano Nacional de Imunização, neste primeiro momento, que teve início no dia 12 de abril, estão sendo vacinadas crianças a partir de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde ativos.

A população russana deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para receber a vacinação.

Até às 12h desta segunda-feira (05), foram vacinadas contra a gripe em Russas 4.148 pessoas da primeira fase dos grupos prioritários. Isso representa 51,3% de cobertura vacinal. A meta é vacinar 90% da população prioritária no município.

Para a Coordenadora de Imunização da Semus, Lana Michelle, o Município tem um histórico positivo e crescente nos últimos anos para a cobertura vacinal contra influenza.

“Nos últimos 4 anos a vacinação da influenza tem sido muito positiva nos grupos prioritários para a vacinação, especialmente nos idosos e trabalhadores de saúde que conseguimos atingir mais de 90% de cobertura”, destacou a Coordenadora. 

Lana ressalta ainda que, o público das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, o município ainda está com uma cobertura inferior ao esperado. “É importante que esse público busque as unidades de saúde para receber a vacina da gripe, ela é uma vacina de alta eficácia, segurança e protege a população de contrair o vírus e desenvolver complicações”, frisou.