SPAECE 2018: Russas é destaque na 10ª CREDE e no Ceará


10/05/2019 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

A Rede Municipal de Ensino de Russas alcançou bons resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) em 2018, conforme resultado oficial divulgado nesta semana. Nesse ano, 905 alunos do 2º ano do ensino fundamental participaram do SPAECE-Alfa, alcançando a proficiência 192,1, com 91% dos alunos alfabetizados.

Em relação às turmas de 5º ano, 915 alunos realizaram a avaliação. A rede alcançou a proficiência 236,6 na disciplina de língua portuguesa, tendo cerca de 60% dos alunos com o rendimento desejável. Já em matemática a proficiência foi 248,2, com mais da metade dos estudantes obtendo padrão de desempenho desejável. Nas duas modalidades de ensino a cidade de Russas conquistou um dos cinco melhores desempenhos entre os municípios da região.

Também foram avaliados 843 alunos das turmas de 9º ano, que trouxeram notáveis resultados para o Município. A proficiência alcançada foi 282 em português, a 3ª maior média entre os municípios da 10ª CREDE e 16ª melhor no Estado do Ceará. Em matemática, Russas alcançou a proficiência 292,8, sendo o melhor resultado na 10ª CREDE e 19ª maior média no Estado do Ceará.

De modo geral, o desempenho da Rede Municipal de Ensino de Russas em todas as etapas da avaliação foi aplaudível, graças ao empenho dos alunos, professores, famílias, gestores escolares e equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar de Russas.

O SPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) foi implementado pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), visando promover um ensino de qualidade e igualitário para todos os alunos da rede pública do estado.

A avaliação anual contempla as seguintes etapas de escolaridade e modalidades de ensino: 2º ano (habilidade em leitura), 5º ano e 9º ano (português e matemática). Alunos do Ensino Médio também participam do SPAECE, sendo avaliados nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

As informações coletadas pelo SPAECE possibilitam o diagnóstico da qualidade da educação pública em todo o estado do Ceará, produzindo resultados por aluno, turma, escola, município, credes e estado. Ao mesmo tempo, os resultados baseiam implementação de políticas públicas educacionais e de práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. Para mais informações, acesse: http://www.spaece.caedufjf.net



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO