SEMED promove formação inédita em letramento digital para professores.

Print Friendly, PDF & Email

11/03/2021 - Secretaria de Educação - ASCOM

O professor Daniel Brandão palestrou na primeira aula da formação docente em letramento digital. (Foto: Ascom/Semed)

 

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) promoveu na manhã desta quinta-feira (11) a primeira aula da formação docente em letramento digital. Com carga horária de 180 horas, o curso é voltado aos professores e demais profissionais da rede municipal. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, semanalmente, através do canal no Youtube da YouEduc.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira, além de professores, gestores escolares e técnicos. Para a abertura oficial do curso, a palestra ficou por conta do professor Daniel Brandão.

Neíse Vieira apresentou a iniciativa como uma das medidas estratégicas da SEMED frente aos desafios impostos pela pandemia: “Precisamos realmente de ações que possam contribuir para que o processo educativo aconteça de uma forma mais qualificada.” Na ocasião, a secretária enfatizou que o curso é fruto da escuta e atenção do Governo Municipal às dificuldades e necessidades dos professores e gestores escolares.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira. Foto: Ascom/Semed

 

Desta forma, o curso é dividido em três módulos, que contemplam diversos conteúdos sobre a prática pedagógica, ensino híbrido, metodologias ativas e uso das tecnologias na aprendizagem e cotidiano escolar, a fim de aprimorar e qualificar o trabalho dos profissionais da educação municipal de Russas.

O professor Lindemberg Freitas, formador dos anos iniciais do ensino fundamental, expressou gratidão e destacou o curso como uma oportunidade aos profissionais que possuem dificuldades de adaptação à nova realidade da educação, marcada pelas tecnologias da informação e comunicação. “A rede precisa se reinventar, para que possa se conectar com redes maiores. (…) Estamos nos reinventando de maneira coletiva e participativa”, declarou.

Ao todo, cerca de 500 professores participaram da aula inaugural. A formação docente em letramento digital contará com palestrantes renomados e atividades práticas, variadas e significativas para o ensino. As aulas, que poderão ser assistidas em tempo real, também ficarão à disposição no Youtube.



ACESSO RÁPIDO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support