SEMED promove formação inédita em letramento digital para professores.

11/03/2021 - Secretaria de Educação - ASCOM

O professor Daniel Brandão palestrou na primeira aula da formação docente em letramento digital. (Foto: Ascom/Semed)

A Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar (SEMED) promoveu na manhã desta quinta-feira (11) a primeira aula da formação docente em letramento digital. Com carga horária de 180 horas, o curso é voltado aos professores e demais profissionais da rede municipal. Todas as atividades serão transmitidas pela internet, semanalmente, através do canal no Youtube da YouEduc.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira, além de professores, gestores escolares e técnicos. Para a abertura oficial do curso, a palestra ficou por conta do professor Daniel Brandão.

Neíse Vieira apresentou a iniciativa como uma das medidas estratégicas da SEMED frente aos desafios impostos pela pandemia: “Precisamos realmente de ações que possam contribuir para que o processo educativo aconteça de uma forma mais qualificada.” Na ocasião, a secretária enfatizou que o curso é fruto da escuta e atenção do Governo Municipal às dificuldades e necessidades dos professores e gestores escolares.

O evento virtual contou com as participações da secretária da educação Neíse Vieira, secretária adjunta Ana Lúcia, coordenadora de currículo Sandra Maia, coordenador de gestão e planejamento Gleydson Oliveira. Foto: Ascom/Semed

Desta forma, o curso é dividido em três módulos, que contemplam diversos conteúdos sobre a prática pedagógica, ensino híbrido, metodologias ativas e uso das tecnologias na aprendizagem e cotidiano escolar, a fim de aprimorar e qualificar o trabalho dos profissionais da educação municipal de Russas.

O professor Lindemberg Freitas, formador dos anos iniciais do ensino fundamental, expressou gratidão e destacou o curso como uma oportunidade aos profissionais que possuem dificuldades de adaptação à nova realidade da educação, marcada pelas tecnologias da informação e comunicação. “A rede precisa se reinventar, para que possa se conectar com redes maiores. (…) Estamos nos reinventando de maneira coletiva e participativa”, declarou.

Ao todo, cerca de 500 professores participaram da aula inaugural. A formação docente em letramento digital contará com palestrantes renomados e atividades práticas, variadas e significativas para o ensino. As aulas, que poderão ser assistidas em tempo real, também ficarão à disposição no Youtube.