Russas recebe visita de comitiva de Quixeré

17/01/2023 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Prefeitura de Russas

Gestores e técnicos vieram conhecer a operacionalização e o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)

Na manhã desta terça-feira (17/01), o Município de Russas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio e Comércio e Secretaria de Agricultura, recebeu a visita da comitiva de Quixeré, composta por gestores e técnicos, para troca de informações acerca do programa do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).

Equipe de Russas repassou aos visitantes detalhes sobre a Lei 1.939/2021, que instituiu o Serviço de Inspeção Municipal, elaborada com a finalidade de agregar valor à produção agropecuária, com vistas ao desenvolvimento rural sustentável, à promoção da segurança alimentar e nutricional da população e ao incremento à geração de trabalho e renda.

“Nosso trabalho, com o Serviço de Inspeção Municipal, é proporcionar oportunidades para todos, seja do campo ou da cidade, agregando valor aos produtos de nossa terra, valorizando nossa gente. Por isso, receber visitantes de outros municípios para que conheçam nosso trabalho, demonstra que estamos no caminho certo” disse Ecson Torres, Secretário de Agricultura.

Durante a visita, foi apresentado o funcionamento do SIM, desde a inscrição do produtor até a certificação, proporcionando canais de comercialização como PNAE, PAA, mercados e feiras municipais.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ari Célio, informou que a ação é um reconhecimento do trabalho bem estruturado de inspeção da produção industrial e sanitária de produtos de origem animal em Russas. “Eles vieram saber como funciona essa fiscalização, tirar dúvidas sobre quais leis e decretos são necessários para constituição do SIM”, ressaltou o secretário.

Integraram a comitiva de Quixeré o chefe da unidade de Engenharia, Hiago Rodrigues; o médico veterinário, João Marcelo; o agente Sanitarista, Herondy Queiroz; a tecnóloga de alimentos, Vandesonia Oliveira; e os agentes de Desenvolvimento, Priscila Silva e Dennys Wadson.