Russas recebe doação de um capacete ELMO de empresa privada

Print Friendly, PDF & Email

11/03/2021 - Secretaria de Saúde - ASCOM

O Capacete ELMO foi desenvolvido graças a uma parceria entre instituições públicas e privadas do estado do Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Prefeitura de Russas recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), a doação de um capacete ELMO que irá auxiliar no atendimento dos pacientes internados com COVID 19 no município. O equipamento é desenvolvido por uma força tarefa envolvendo instituições públicas e privadas e que ajuda reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O equipamento foi desenvolvido no ano passado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

A doação que chega ao município de Russas foi realiza pelo Grupo Compescal, sediado em Aracati. O Diretor Administrativo da Compescal, Ricardo Araújo, disse que a ação além de contribuir com os municípios também tem o objetivo de estimular mais empresas a fazerem essa parceria, frente a um momento tão difícil que é a pandemia da COVID 19.

A Secretária de Saúde, Kelly Leitão, falou do orgulho de ter um equipamento dessa importância produzido pela Ceará e que a doação chegou em boa hora para o município. “Nesse momento todo o Estado está voltado para essas doações, porque nós sabemos que estamos com uma taxa de ocupação de UTI em torno de 85% a 90%, variando alguns dias em até mais de 90% então esse equipamento é muito bem-vindo”, ressaltou.

Prefeito Sávio Gurgel assina o recebimento do capacete ELMO doado pelo Grupo empresarial Compescal, sediado em Aracati. (Foto: Rodrigo Torres)

Treinamento

Para utilização do capacete ELMO, três profissionais da saúde que atuam no Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR) participaram, ontem (10), de capacitação para manuseio da utilização do capacete na Escola de Saúde Pública em Fortaleza.

Com o treinamento, os profissionais serão multiplicadores, onde será repassado o treinamento aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e HCSR para a utilização do ELMO. A Secretaria Municipal de Saúde de Russas informou que a quantidade de capacetes que o município receberá da Secretaria de Saúde do Estado, irá ser definida até a próxima semana pela Superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste/ Jaguaribe.

O prefeito Sávio Gurgel agradeceu a sensibilidade dos empresários que realizaram a doação e destacou que é um momento em que todos precisam se unir para que mais vidas possam ser salvas. “Eu acredito que uma doação como essa, muitos empresários vão se sensibilizar com a situação que nós estamos vivendo e logo vamos ter outras iniciativas para recebermos mais capacetes ELMO para o bem da saúde de todos que estão aqui com COVID 19”, ressaltou.

O capacete ELMO foi recebido pela Prefeitura de Russas e ficará à disposição, quando necessários, para pacientes do HCSR que necessitarem desse complemento no tratamento.



ACESSO RÁPIDO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support