Russas recebe doação de um capacete ELMO de empresa privada

11/03/2021 - Secretaria de Saúde - ASCOM

O Capacete ELMO foi desenvolvido graças a uma parceria entre instituições públicas e privadas do estado do Ceará (Foto: Viktor Braga/UFC)

A Prefeitura de Russas recebeu, na manhã desta quinta-feira (11), a doação de um capacete ELMO que irá auxiliar no atendimento dos pacientes internados com COVID 19 no município. O equipamento é desenvolvido por uma força tarefa envolvendo instituições públicas e privadas e que ajuda reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O equipamento foi desenvolvido no ano passado por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Ceará, a Escola de Saúde Pública, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (Funcap), a Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de Fortaleza (Unifor).

A doação que chega ao município de Russas foi realiza pelo Grupo Compescal, sediado em Aracati. O Diretor Administrativo da Compescal, Ricardo Araújo, disse que a ação além de contribuir com os municípios também tem o objetivo de estimular mais empresas a fazerem essa parceria, frente a um momento tão difícil que é a pandemia da COVID 19.

A Secretária de Saúde, Kelly Leitão, falou do orgulho de ter um equipamento dessa importância produzido pela Ceará e que a doação chegou em boa hora para o município. “Nesse momento todo o Estado está voltado para essas doações, porque nós sabemos que estamos com uma taxa de ocupação de UTI em torno de 85% a 90%, variando alguns dias em até mais de 90% então esse equipamento é muito bem-vindo”, ressaltou.

Prefeito Sávio Gurgel assina o recebimento do capacete ELMO doado pelo Grupo empresarial Compescal, sediado em Aracati. (Foto: Rodrigo Torres)

Treinamento

Para utilização do capacete ELMO, três profissionais da saúde que atuam no Hospital e Casa de Saúde de Russas (HCSR) participaram, ontem (10), de capacitação para manuseio da utilização do capacete na Escola de Saúde Pública em Fortaleza.

Com o treinamento, os profissionais serão multiplicadores, onde será repassado o treinamento aos profissionais da Unidade de Pronto Atendimento e HCSR para a utilização do ELMO. A Secretaria Municipal de Saúde de Russas informou que a quantidade de capacetes que o município receberá da Secretaria de Saúde do Estado, irá ser definida até a próxima semana pela Superintendência da Região de Saúde do Litoral Leste/ Jaguaribe.

O prefeito Sávio Gurgel agradeceu a sensibilidade dos empresários que realizaram a doação e destacou que é um momento em que todos precisam se unir para que mais vidas possam ser salvas. “Eu acredito que uma doação como essa, muitos empresários vão se sensibilizar com a situação que nós estamos vivendo e logo vamos ter outras iniciativas para recebermos mais capacetes ELMO para o bem da saúde de todos que estão aqui com COVID 19”, ressaltou.

O capacete ELMO foi recebido pela Prefeitura de Russas e ficará à disposição, quando necessários, para pacientes do HCSR que necessitarem desse complemento no tratamento.