Prefeitura entregou Hospital de Campanha com 18 leitos para atender pacientes com Covid-19


17/05/2020 - Destaque - Cláudio Moura

Em mais uma grande ação de enfrentamento ao coronavirus, a Prefeitura de Russas, por meio da Secretaria de Saúde, entregou na manhã deste domingo, 17 de maio, o Hospital de Campanha destinado especificamente para atender pacientes da Covid-19. A Unidade é um anexo do Hospital e Casa de Saúde de Russas e funciona no prédio das antigas instalações da academia São Bernardo, localizada na Travessa Vicente Veloso, por trás da Clínica São Bernardo. Sua a aquisição aconteceu por meio de parceria da Prefeitura Municipal, Hospital e Casa de Saúde de Russas, Governos Estadual e Federal.

A Unidade possui 18 leitos, divididos em alas masculina, feminina, infantil e sala vermelha, destinada aos pacientes mais graves. Esses espaços são dotados de camas hospitalares, balões de oxigênio, cápsulas, entre outros equipamentos.  Inclusive quatro destes leitos são dotados com respiradores para atender os casos mais graves.

Além da estrutura física, o anexo conta com uma excelente equipe de profissionais de saúde totalmente preparados para garantir atendimento de qualidade à população. Inclusive parte desses profissionais já estava no local aguardando a chegada dos primeiros pacientes.

O secretário de saúde Gilberto Rodrigues em sua fala relatou sobre os três tipos de pacientes da doença; leves que geralmente ficam em tratamento domiciliar, moderados que necessitam de internação e graves que precisam de UTI. O gestor destacou que a Unidade será destinada para atendimento aos pacientes moderados, que sempre passarão por triagem na UPA e encaminhados àquele espaço.

O coordenador da UPA, Dr. João Torquato destacou a grande importância do novo espaço nesse momento de avanço da covid-19, e enfatizou que sua entrega seria em outro momento, mas teve que ser antecipada pelo fato da UPA, no momento, se encontrar com 10 pacientes internados esgotando assim o limite de intenções da Unidade. O Coordenador acrescentou que inclusive esses pacientes serão transferidos ainda neste domingo para o anexo.

O Prefeito Weber Araújo agradeceu a parceria entre Prefeitura, por meio da pasta da Saúde, e Hospital e Casa de Saúde de Russas, para que o Hospital de Apoio se tornasse realidade, ressaltando que o espaço está totalmente equipado para garantir o melhor atendimento possível aos pacientes da covid-19. “Isso nos dar esse suporte que é muito importante para que a gente possa receber pacientes que por ventura contraiam o covid-19, oxalá que ninguém precise, seria muito bom, mas no momento que for preciso nós estamos preparados para atender a nossa população”.  Disse o Gestor.

O Prefeito falou ainda sobre a possível aquisição de 10 leitos de UTI’s, destacando que o Município está na luta por esses equipamentos. “O município de Russas também está no páreo para adquirir 10 UTI’s, Limoeiro do Norte está recebendo 10, e Russas está no páreo também para receber as suas porque somos hospital polo”. Pontuou Weber.

Participaram também do ato de entrega, a primeira dama, Mazé Torquato; presidente da câmara, vereador Nathizael Gonçalves; Diretor Geral do Hospital, Dr. Paulo; Diretor Clínico do Hospital, Dr. Bonfim; Coordenadora da Auditoria, Sra, Rosa; profissionais de saúde que atuarão na unidade e o pároco da cidade, Pe. Pedro que abençoou o espaço, seus funcionários e futuros pacientes.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO