Prefeitura de Russas decreta estado de calamidade pública por coronavírus


24/03/2020 - Destaque - Cláudio Moura

O município de Russas, na Região Jaguaribana, decretou estado de calamidade pública para fins de prevenção e de enfrentamento a pandemia causada pelo novo coronavírus.  A situação foi decretada pelo prefeito do Município, Weber Araújo, por meio do decreto 018/2020 expedido nesta segunda-feira, 23 de março.

Sendo assim, a Prefeitura de Russas vai ampliar as medidas de enfrentamento à pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19) no Município.

Entre as medidas do Decreto fica autorizada a requisição de bens ou serviços de pessoas naturais e jurídicas, especialmente de médicos e outros profissionais da saúde e de fornecedores de equipamentos de proteção individual (EPI), medicamentos, leitos de UTI, produtos de limpeza, dentre outros.

Fica autorizada a convocação de todos os profissionais de saúde, servidores ou empregados da Administração Municipal, bem como os prestadores de serviços de saúde para o cumprimento de escalas estabelecidas pelas respectivas chefias em ações de enfrentamento à pandemia. Confira todas as medidas no decreto abaixo.

Vale destacar que até o final do dia desta terça (24), não havia nenhum caso confirmado da doença em Russas, portanto 08 casos suspeitos são investigados pela equipe da Secretaria de Saúde. A Prefeitura vem diariamente, por meio de boletim informativo, atualizando a situação do Município com relação aos casos suspeitos, descartados e confirmados.

A Prefeitura de Russas há dias vem adotando medidas para conter a proliferação do coronavíruas. Várias medidas já foram adotadas, tais como: Paralização das aulas da rede municipal por 15 dias; ponto facultativo até o próximo dia 27 para servidores municipais, com exceção da pasta da saúde e serviços essências; divulgação em massa dos devidos cuidados contra contaminação e incentivo a quarentena; orientação para o fechamento do comércio, com exceção para os essenciais, entre outros.

Entre essas medidas vale destacar que a Prefeitura está adaptando o Centro Especializado em Reabilitação, que receberá 20 leitos para atendimento dos possíveis casos da doença, e que estuda a possibilidade, se necessário, de utilizar o Ginásio Municipal para o mesmo fim.

Portanto, a Gestão Municipal trabalha incansavelmente no intuito de conter o avanço da covid-19 e garantir toda assistência aos seus munícipes, que por ventura vierem a contrair a doença.

Confira abaixo o decreto 018/2020 que decreta estado de calamidade pública em Russas.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO