Prefeito Weber Araújo autorizou na manhã desta quarta (06/11) 90 cirurgias de Pterígios


06/11/2019 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Visando garantir cada vez mais saúde de qualidade à população russana, o prefeito de Russas, Weber Araújo, assinou na manhã desta quarta-feira, 06 de novembro, na Auditoria (Avenida dom Lino, 244), a autorização para a realização de 90 cirurgias de Pterígios.

Esses procedimentos serão realizados com recursos próprios do Município, certificando que Russas caminha na contra mão da maioria dos municípios brasileiros, que sofrem com a crise econômica, que afeta o País.

Essa é mais uma grande ação promovida pela Gestão Municipal, visando zerar as filas de espera no Município. Recentemente, em setembro, foi autorizada a realização de 166 cirurgias eletivas. Em outubro foram autorizadas 252 cirurgias de cataratas e 1.756 exames de ultrassonografias e agora 90 de pterígios.

“Esse é mais um passo que vamos dar na qualidade da saúde do município de Russas. A realização dessas cirurgias de pterígios vai garantir melhor qualidade de vida às pessoas. Isso mostra o quanto a Gestão tem se preocupado em melhorar a saúde da nossa população. Estamos limpando aquela pauta, aquela fila de pessoas que aguardavam até dois, três anos para realização dessa cirurgia, mais hoje não, hoje está diferente, a Prefeitura está fazendo para que a saúde realmente melhore, e tudo isso realizado com recursos da prefeitura”. Disse o prefeito Weber Araújo.

PTERÍGIO

O Pterígio, popularmente chamado de “carne crescida”, consiste em uma lesão benigna causada pelo crescimento fibrovascular de um tecido conjuntival na área de exposição ocular em direção à córnea. Sua denominação vem do grego pteron (asa) como referência ao seu formato triangular. O pequeno espessamento rosado e algumas vezes elevado usualmente se forma no canto nasal, porém pode ocorrer na porção externa da conjuntiva. O pterígio normalmente cresce de forma lenta durante a vida e pode parar seu crescimento em certo ponto. Em casos avançados, a lesão continua progredindo até recobrir o eixo visual correspondente à pupila e interferir na visão.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO