Pesquisa do IPECE aponta Russas entre as 20 melhores gestões municipais do Ceará


14/08/2019 - Destaque - Cláudio Moura

Dos 184 municípios do Estado, Russas está entre os 20 melhores ranqueados no Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), tendo como base o ano 2017. Os outros municípios são: Eusébio, Fortaleza, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Jucás, Icapuí, Iracema, Itaitinga, Maracanaú, Guaramiranga, Caucaia, Sobral, Pacatuba, Quixeré, Pacajus, Cedro, Horizonte, Paracuru e Potiretama.

Na prática, esses municípios, são aqueles que podem ser tidos como exemplo de gestão pública, já que o ICGM realiza uma análise relativa dos municípios abordando cinco dimensões: Gestão fiscal, Planejamento, Transparência, Resultado e Eficiência.

O índice acaba de ser publicado pelo Instituto de pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e foi publicado pelo Anuário do Ceará 2019, lançado na noite de segunda (12/08), durante solenidade realizada no Lulas Plaza pelo Grupo de Comunicação O POVO.

O estudo também apresenta a classificação dos dez municípios com maior IGCM por porte populacional (grande, médio e pequeno). Russas obteve o 4º maior ICGM para o porte populacional médio (municípios com população acima de 25 mil e menor que 100 mil habitantes).  O trabalho completo está publicado na Nota Técnica (nº 68) – agosto/2019 – Índice Comparativo de Gestão municipal (ICGM) dos Municípios Cearenses – 2017, disponibilizado na página do Ipece. Clique aqui e acesse.

Para o diretor Geral do Ipece, professor João Mário Santos de França, o ICGM faz uma análise comparativa dos municípios cearenses abordando dimensões normalmente utilizadas na formulação de índices visando avaliar o desempenho da gestão pública dos municípios. “O ICMG é útil para os gestores municipais por trazer informações que podem auxiliar a governança pública e para a sociedade, por disponibilizar dados sobre os municípios cearenses, contribuindo para uma maior integração entre o governo e a população” – observa.

Essa foi mais uma grande conquista da cidade de Russas, certificando o trabalho compromissado, eficiente e responsável desenvolvido pelo gestor Weber Araújo e equipe de Governo.

Fonte: IPECE

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO