‘Eco Arraiá Drive Thru’ arrecada mais de meia tonelada de materiais recicláveis em troca de mudas de plantas nativas.

15/07/2021 - Secretaria de Meio ambiente - ASCOM

Fotos: Elle Freitas/ASCOM

 

Ação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), ‘Eco Arraiá Drive Thru’, arrecadou mais de meia tonelada de materiais recicláveis, em troca de mudas de plantas nativas, frutíferas e ornamentais. O material será destinado à Central Municipal de Reciclagem (CMR) para contribuir com a renda dos catadores da ASCAMARRU.

A campanha de educação ambiental ocorreu na forma de drive thru, onde a população fazia a troca de materiais recicláveis por mudas de plantas nativas.

A cada 2 kg de materiais recicláveis, o doador podia levar 1 (uma) muda de plantas nativa (flamboyant, ipê, mororó, acácia, pajeú, entre outras), ornamentais (clusia fluminensis, abacaxi roxo, manto sagrado, ipê mirim, entre outras) e frutíferas (abacateiro, cajueiro, pé de acerola (aceroleira), jaca, coqueiro, mangueira, bananeira e mamoeiro).

Foram distribuídas 180 mudas e doados cerca de 528,8 Kg de materiais recicláveis. Para o secretário da SEMA, Elton Gonçalves, essa foi mais uma ação educativa que fortalecerá a gestão municipal de resíduos sólidos, promovendo a educação ambiental, a coleta seletiva e a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis.

“A participação da população nessa ação foi uma surpresa muito positiva. Tivemos pessoas que doaram de 24kg de uma vez, 43kg e isso só nos faz alertar sobre a importância de estabelecer e firmar parcerias além de conscientizar a população no que diz respeito a separação desse material, evitar que esse material chegue no lixão e chegue sim dentro de um galpão de coleta seletiva”, destacou Elton Gonçalves.   

Todo o material arrecadado será doado para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Russas (ASCAMARRU), parceiro do Programa Recicla Russas – Cidadania é um dever de todos, promovido pela Prefeitura de Russas por meio da SEMA.