Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo teve início nesta segunda (10/02) e vai até 13 de março


11/02/2020 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Assim como todos os municípios brasileiros, a cidade de Russas promove as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, que começou nesta segunda-feira (10/02) e vai até o dia 13 de março. Todas as Unidades Básicas de Saúde do Município disponibilizam a dose da vacina, que nessa primeira etapa contempla crianças e adolescentes de 05 a 19 anos, não vacinadas ou que tenham tomado apenas a 1ª dose.

Ao procurar a UBS é de fundamental importância levar o Cartão de Vacinação, para que o profissional de saúde identifique a real situação do esquema vacinal: Caso tenha tomado uma dose será administrada a segunda, caso tenha tomado as duas será considerado vacinado, e caso não tenha registro vacinal, serão administradas as duas doses aguardando um intervalo de 30 dias.

A segunda fase da campanha, que contempla, preferencialmente, pessoas de 30 a 59 anos, está marcada para o segundo semestre deste ano, conforme a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

O sarampo é uma doença altamente contagiosa e a forma de prevenção é a vacina, conforme o Ministério da Saúde. O vírus pode ser transmitido a partir de secreções nasais ou de gargantas infectadas que podem sair através de tosse, fala ou espirro. Os sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, conjuntivite e coriza. Após 3 ou 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto que se espalham pelo corpo.

O Ceará passou 04 anos sem confirmar casos, mas voltou a ter registros em 2019. No ano passado, o Estado somou 09 casos confirmados, conforme Boletim Epidemiológico da Sesa. Antes disso, a última vez com registro de caso tinha sido julho de 2015.

O secretário municipal de saúde, Gilberto Rodrigues, orienta que procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima e leve o cartão de vacinação para ser avaliado por um profissional de saúde!! A vacinação é a única forma de prevenção contra a doença!



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO