Agricultores acompanham Seminário sobre o Projeto São José IV

Print Friendly, PDF & Email

05/02/2021 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - ASCOM

O evento foi realizado no auditório da CDL e contou com a presença do prefeito de Russas, de secretários, presidentes de associações e agricultores. Foto: Rodrigo Torres.

 

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (05/02), no auditório da CDL, o Seminário de apresentação dos editais de subprojetos de fortalecimento das organizações para o mercado de inclusão social e produtivo do Projeto São José IV. O momento contou com a participação de representantes da gestão municipal, presidentes de associações e agricultores familiares.

O Seminário virtual teve o objetivo de apresentar os editais do PSJ e orientar os interessados a forma correta de realizar o cadastro no sistema. Os agricultores poderão demonstrar interesse nos projetos produtivos e de organização para o mercado.

O seminário virtual também teve a participação do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Governo do Estado, De Assis Diniz; o Coordenador do Projeto São José (PSJ), Lafaete Almeida e do Gerente de Inclusão Econômica Sustentável do PSJ, João Nogueira.

De Assis reforçou o momento de importância para o desenvolvimento econômico através da agricultura. “Este é o momento de analisar o mercado e focar na comercialização. É o fortalecimento da atividade econômica e de como está se pensando a execução. É a hora da associação apresentar a ideia, essa ideia será analisada e avaliada se toda a documentação está conforme o que está no edital”, explanou.

O secretário Júnior Martins reforçou a necessidade do agricultor estar em dia com a Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAPs). “Os agricultores de Russas já foram prejudicados por não terem as DAPS atualizadas. Já estamos dialogando com os órgãos responsáveis, mas isso requer tempo”, avaliou.

O Coordenador do Projeto, Lafaete Almeida, avaliou o momento como didático. “Nós precisamos investir na produção. Saber pra onde essa produção vai? Para quem eu posso vender? Se já vendo no PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pra onde mais eu posso fornecer? Se eu forneço pra merenda escolar o que mais posso oferecer? Vamos vender para mercados privados? É importante que a gente saiba disso”, reforçou.

O prefeito Sávio Gurgel ressaltou a necessidade de diálogo e aproximação entre o poder público e os agricultores. “Creio que sempre dialogando com as entidades, as associações, com os empresários que querem se instalar em Russas, nós vamos desenvolver um grande progresso para o nosso município. Nesse momento difícil que estamos por conta do desemprego, eu vejo de uma forma muito necessária fortalecimento da agricultura familiar”. Avaliou o prefeito Sávio.

Estiveram participando presencialmente no auditório, o prefeito Sávio Gurgel; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ari Célio Mendes; o secretário de Agricultura do município, Júnior Martins; o secretário de Governo, Zilzo Evangelista; o presidente da União das Associações Comunitárias de Russas (UNACR), Deuzimar Ferreira e o presidente da Câmara de Vereadores, Sargento Girleudo.



ACESSO RÁPIDO

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support