Russas realiza Campanha Maio Amarelo abordando sobre respeito e responsabilidade no trânsito

05/05/2021 - Destaque - Prefeitura de Russas

A Prefeitura de Russas, por meio do Demutran, em parceria com a Guarda Civil Municipal e o Detran realiza a Campanha Maio Amarelo 2021, que neste ano tem como tema: “Respeito e a Responsabilidade de todos no Trânsito”.

Durante o mês serão realizadas ações, que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a responsabilidade e o papel de cada um no trânsito. A Campanha está voltada para à utilização das passarelas, faixas elevadas e faixas de pedestres, alertando os condutores para o respeito as sinalizações e cuidados com os vulneráveis no trânsito.

Na manhã desta quarta, 05 de maio, agentes do Demutran, Guarda Civil Municipal e Detran realizaram uma blitz educativa na Avenida Dom Lino, em frente a Prefeitura Municipal, que teve como objetivo conscientizar os condutores para o respeito aos pedestres. Os agentes aproveitaram a oportunidade para distribuir máscaras e orientar sobre os cuidados essenciais de prevenção a Covid-19.

O coordenador de educação de trânsito do Demutran, Alves falou da finalidade da blitz. “Estamos aqui numa parceria, Demutran, Detran e Guarda Municipal, realizando um trabalho junto a faixa de pedestre, orientando os condutores para que eles possam respeitar aquelas pessoas que realmente são os mais vulneráveis no trânsito”. Disse o Agente.

Essas blitz educativas acontecerão por todo o mês, sempre nas quartas-feiras, nas principais avenidas da cidade.

Movimento

Desde 2014, quando o Movimento foi lançado, que o Observatório Nacional de Segurança Viária prepara uma campanha publicitária com um tema diferente para chamar a atenção da sociedade para a pandemia dos sinistros de trânsito, não só no Brasil, mas em todo mundo. Ao longo das sete edições do Maio Amarelo, vários foram os temas já abordados desde o “Atenção pela Vida” em 2014, até o “Perceba o Risco. Proteja a Vida” do ano passado.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 um total de 31.945 vidas foram perdidas no trânsito, e esse foi o número mais baixo desde 2001.Vários são os fatores que estão fazendo o total de mortes por sinistros de trânsito diminuírem ano após ano no Brasil. Entre eles, o Movimento Maio Amarelo, que tem contado com a mobilização da sociedade durante o mês de maio.