O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 06/08/1801
Emancipação Política: 6 DE AGOSTO DE 1801
Gentílico: RUSSANO
Unidade Federatíva: CEARÁ
Mesorregião: JAGUARIBE
Microrregião: BAIXO JAGUARIBE
Distância para a capital: 165 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.611.091,00
População estimada: 72609
Densidade: 4.391,00
Altitude: 20
Clima: SEMIÁRIDO BRANDO
Fuso Horário: Hora de Brasília
O topônimo Russas tem sido alvo de notável debate entre os principais estudiosos do Ceará. Podendo ter sido originado pela:

Cor das éguas de um velho fazendeiro chamado Zacarias do Pedro Ribeiro nos primeiros anos do povoamento, que possuía cobiçadas e vistosas éguas de cor ruça. Os animais se destacavam pela uniformidade de sua cor encarnada, sendo batizadas de éguas russas (embranquecidas). Esta é a versão mais popular.
Existência local de algumas pedras brancas de granito, com partes pintadas de tinta vermelha. Vistas de longe, se assemelham às éguas russas. Esta é a versão segundo pesquisadores da História.
Originalmente chamou-se Santo Antônio do Ouvidor, depois Sítio Igreja das Russas, São Bernardo do Governador, São Bernardo de Russas e desde 1938, Russas.
Russas é uma das únicas cidades do sertão brasileiro que originou-se de fortificação militar. Localiza-se dentro do então território dos índios Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Ico, Ariu. A região começou a ser colonizada por Portugueses e seus descendentes oriundos da Bahia e Pernambuco em meados de 1690.

No século XVII os índios da região fizeram grande resistência à invasão dos portugueses e suas iniciativas econômicas. Era a chamada Guerra dos Bárbaros. Diante deste cenário é construído em 1701, a primeira fortificação militar no sertão cearense, o Forte Real de São Francisco Xavier da Ribeira do Jaguaribe. Este núcleo militar, que segurava 150 currais de gado, demarcou oficialmente o início da povoação europeia em Russas. Depois a localidade consolidou-se como entreposto dos vaqueiros que traziam gado do interior para negociar no porto de Aracati, na época do ciclo da carne de charque. Esses e outros visitantes que passavam pela cidade viam de longe pedras de cor ruça e criaram o a expressão terra das pedras ruças ou terra das éguas ruças.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário começou a ser construída em 1707, por doação de sesmaria, sendo o templo mais antigo construído no Estado. O Rei de Portugal encarregou da definição do terreno o desembargador Cristóvão Soares Reimão. Este demarcou as terras perto do antigo Forte que sucumbiu ao tempo e aos ataques dos indígenas jaguaribanos, que foram desaparecendo ou sendo assimilados nas fazendas de criação de animais.

Desde o século XVIII a população da ribeira do jaguaribe aspirava por autonomia política. A 15 de junho de 1801, o governador da Capitania do Ceará, Bernardo Manuel de Vasconcelos, ordenou ao ouvidor Manuel Leocádio Rademaker que transformasse em Vila a povoação de Sítio Igreja das Russas ou Freguesia de Nossa Senhora do Rosário das Russas, que passou a ser conhecida como Vila de São Bernardo do Governador (posteriormente São Bernardo das Russas). A Vila foi instalada em 6 de agosto daquele ano, desmembrando-se da recém-criada Vila de Aracati e fazendo divisa com a Vila do Icó.
Tal como a cidade de Curitiba - PR, Russas integra seus filhos desejosos de preservar a cultura regional numa academia de cultura, para isso contando com a Academia Russana de Cultura e Arte - ARCA. Dentre as várias manifestações populares, as tradicionais congadas, as cavalhadas, o carnaval cultural de rua (pioneiro na região) e do bumba-meu-boi dos quais se destacaram no âmbito estadual o Boi Pai do Campo e o Bumba-meu-boi Russano da localidade rural de São João de Deus. Um fato marcante da vida social e cultural da cidade é a presença de várias bandas e grupos musicais que animam as principais festividades da região. A Banda Municipal Maestro Orlando Leite é considerada uma das melhores bandas de músicas do estado do Ceará[carece de fontes]. Ainda no âmbito da música, a cidade abriga conjuntos de forró, chorinho, MPB, pagode, axé, pop, rock, dentre outros. Nos últimos anos Russas tem se destacado também no cinema com a criação do CINEJAGUAR e a produção de películas do russano Allan Deberton como Pacarrete e Doce de Coco, esse último premiado em vários festivais por todo o mundo. Russas se tornou sede do Festival Brasileiro de Cinema do Vale do Jaguaribe.

No âmbito do ensino superior, o Campus da Universidade Federal do Ceará (UFC), já tem um impacto considerável na dinâmica social local com a oferta de 5 cursos de graduação: Engenharia de Software, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Ciência da Computação.

Principais eventos culturais
Semana do Município - SEMUR - aniversário de emancipação política em 6 de agosto de 1801
Festa da Padroeira - Nossa Senhora do Rosário - 7 de outubro
Festa de São Sebastião e da Libertação dos Escravos em Russas - segunda quinzena de janeiro
Festa do Radialista
Festa do Reencontro
Russas Folia - micareta (atualmente CarnaRussas)
Festival Junino de Quadrilhas do Vale do Jaguaribe
Festa de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores
Semana Espírita de Russas - SER (entre a segunda e a terceira semana de julho)
Encontro Cultural Russano
Russas Para Cristo
Festival do Beija-Flor
Semana da Consciência Negra
Festival de Teatro do Vale do Jaguaribe (FESTVALE)
Marcha para Jesus
Vinde e Vede - evento da Renovação Carismática Católica de Russas
Semana de Inclusão Digital - realizada pelo Projeto Ação Digital - PAD
Encontros Gospel - Igreja Fonte da Graça Apostólica
Encontro de Bandas de Música.

Atrativos históricos/arquitetônicos urbanos

Igreja Assembleia de Deus Templo Central (iniciada em 1971)
Monumento aos pracinhas da FEB ( força expedicionária brasileira)
Monumento Obelisco (localizado na Praça Monsenhor João Luís)
Igreja Fonte da Graça Apostólica (iniciada em 1999)
Coluna da Hora e Cristo Redentor
Igreja Matriz da Nossa Senhora do Rosário de Russas (iniciada em 1707)
Igreja Presbiteriana de Russas (inaugurada em 1944)
Museu Padre Júlio Maria (Colégio Unecim)
Centro Cultural Padre Pedro de Alcântara
Praça da Carnaúba/Estudante (atual Praça Carlos Matos)
Casa Gondim/Centro histórico da cidade (atualmente Farmácia Galeno)
Mercado Público José Martins de Santiago
Antiga Cadeia Pública e Câmara Municipal/Fórum
Sede do 1º Batalhão Militar (Quartel da PM)
Igreja de São Francisco/Col. Estadual
Igreja São Sebastião e busto de Dom Lino Deodato
Casarão e Farmácia Ramalho
Mosteiro dos Jesuítas
Santuário de Nossa Senhora de Fátima
Igreja de São Bento (Planalto da Bela Vista)
Associação Atlética e Cultural de Russas - AACR
Casa Paroquial
Residência do Padre Edvaldo (com influência da arquitetura italiana moderna)
Ponte Gov. Virgílio Távora
Auditório Lino Gonçalves (Colégio UNECIM)
Residência das Irmãs Cordimarianas
Biblioteca Municipal Pedro Maia Rocha (Biblioteca Pólo do Governo do Estado do Ceará).


Atrativos naturais

Ilhota, no Rio Jaguaribe, onde foi rodado cenas do filme "Doce de Côco"
Bancos de areia
Balneário das Bombas
Banho do Pedro Ribeiro
Açude de Santo Antônio de Russas, próprio para mergulho
Pedras do Sítio de Baixo/Cipó
Riacho Araibu
Lagoa da Caiçara
Trilha ecológica da caiçara (APP)
Riacho Araibú
Serrote da Tapera
Buqueirão do cesário
Serra do Vieira




A administração municipal localiza-se no centro da cidade onde funciona a Câmara Municipal juntamente com a Prefeitura. O Fórum e outras instituição jurídicas, além do Quartel e Delegacia Civil também funcionam na sede.


Russas mantém relações antigas e amigáveis com municípios da região como, Jaguaruana, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano e Quixeré, além de pólos regionais como Aracati, Canindé, Icó, Iguatu, Quixadá, Quixeramobim, e ainda com Baraúna e Mossoró no estado vizinho do Rio Grande do Norte.


A grande maioria dos russanos se envolveram ativamente nos assuntos políticos da cidade.



Em recente Pesquisa Ibope para as eleições municipais de 2012, foi perguntado qual o interesse do eleitor nas eleições. Segundo o resultado 44% do eleitores tinham muito interesse nas eleições para prefeito da cidade, 26% tinha interesse médio e 22% pouco interesse.

O município de Russas está dividido em sete distritos, sendo eles Russas (Sede), Bonhu, Flores, Lagoa Grande, Peixe, São João de Deus e Timbaúba de Nossa Senhora das Dores.


O município também possui localidades como Jardim de São José, Gracismões, Lagoa dos Cavalos, Santa Teresinha, Sítio de Baixo, Sítio Macapá, Carpina, Passagem de Russas, Ingá, Malhadinha, Sítio Canto, Bom Sucesso, Pau d'arco, Pau Branco, Bento Pereira, Pedro Ribeiro, Poço Verde, Poço Redondo, Lagoinha, Sítio Bandeira, Pedras, dentre outras.
Em suas terras registram-se a ocorrência dos minérios berilo, da mica, da ambligonita, do espodumênio, da petalita, do feldspato, da biotita, da pirolusita e da moscovita.

Em Russas localizam-se cerca de uma centena de indústrias, das áreas de alimentos, gráficos, ceramistas, calçados, paramentos funerários, produtos de higiene, artesanato.

A indústria da cerâmica (tijolos e telhas) e de calçados tem forte presença no município, a exemplo da Dakota Calçados.

Dentre os meio de comunicação de Russas, destaca-se o jornal Correio de Russas, cujo primeiro número circulou na cidade em 1941.

Russas é a sede da Rádio Araibu FM (104.9) Rádio Progresso de Russas e Rádio SomZoom Sat FM (98,5).

BRASÃO


BANDEIRA


NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#AssistênciaSocial Há 1 dia(s)

SETAS lança Projeto Forró dos Idosos

A iniciativa tem como objetivo garantir animação, socialização e mais proteção social aos idosos de Russas.

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Programa CapacitAÇÃO: SETAS abre inscrições para dois cursos de depilação

As inscrições serão realizadas nos dias 29 e 30 de abril (segunda e terça-feira), na SETAS.

#AssistênciaSocial Há 2 dia(s)

Bairro Lagoa do Toco é beneficiado com uma Praça Mais Infância

Um espaço com áreas de lazer, recreação e convívio familiar destinado especialmente para crianças.

#Cultura Há 4 dia(s)

Prefeitura abre inscrições para o sorteio da Festa das Mães 2024

O evento acontecerá dia 09 de maio, a partir das 19h, na Praça do Estudante.

#AssistênciaSocial Há 4 dia(s)

Mais de 130 pessoas concluem cursos de qualificação profissional em Russas

Foram 07 turmas com formações nas áreas da beleza e da culinária.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Prefeitura reúne candidatos a beneficiários pré-selecionados do Programa Minha Casa Minha Vida-Rural

O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas e fazer a triagem da documentação desses candidatos.

#AssistênciaSocial Há 5 dia(s)

Programa CapacitAÇÃO: SETAS abre inscrições para Curso de Penteados Básicos: Preparação e Montagem

As inscrições serão realizadas nos dias 24 e 25 de abril (quarta e quinta-feira), na SETAS.

#Educação Há 8 dia(s)

SEMED realiza 1ª Formação do Programa Agrinho

Um momento proposto para troca de experiências e planejamento das ações para o início das atividades.

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito