UPA de Russas realizou mais de 25 mil atendimentos em seis meses de funcionamento


22/09/2014 - Secretaria de Saúde - Igor Raneelle

De março até setembro deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento de Russas (UPA 24h) realizou mais de 25.000 atendimentos, com uma média de 3,5 mil atendimentos ao mês.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) funciona como unidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais, que ajudam a desafogar os prontos-socorros, ampliando e melhorando o acesso dos cidadãos aos serviços de urgência do SUS.

Sempre que precisar de atendimento na UPA, o usuário contará com uma equipe composta por dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos em enfermagem e um técnico de radiologia, 24 horas por dia, de domingo a domingo. Entre os casos atendidos na UPA estão: Pacientes com febre, vômitos e diarréia com risco de maiores agravos; Desmaios; Dor abdominal intensa; Hemorragias; Queimaduras; Falta de ar; Atendimento anti-rábico; Acidentes com animais peçonhentos; Envenenamentos.

Segundo a coordenadora da UPA de Russas, Marta Freitas, o financiamento das atividades da UPA cabe à União, Estado e Município, instâncias que contribuem, respectivamente, com 50%, 25% e 25%. “A União apenas repassou duas parcelas de sua contribuição, de forma que a Prefeitura de Russas está custeando 75% dos gastos da unidade, muito além de sua obrigação de 25%, conforme a legislação”, afirmou Marta.



Comentários

  1. Ana Lucia Moreira Guimaraes disse:

    Quero agradecer e parabenizar a equipe médica de plantão na UPA de Russas no dia 04/04/2015 no horário de 15 ás 22 hs,pelo excelente atendimento e atenção dispensada ao sr:Francisco de Assis Neves de Almeida.Parabéns,para todos que fazem parte dessa equipe.

Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO