SEMUS realiza reunião de imunização sobre a campanha de vacinação contra a gripe H1N1


21/04/2016 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas – SEMUS numa parceria com a 9ª CRES realizou na manhã desta quarta-feira, 20 de abril, no Auditório do Centro de Saúde Margarida Maria Leandro, uma importante reunião com enfermeiras e técnicas de enfermagem para esclarecimentos sobre a campanha nacional de vacinação contra a gripe H1N1.

O encontro foi ministrado pela Coordenadora de Imunização Lana Michele, a nutricionista Kamila Pascoal e a Assessora Técnica de Imunização da 9ª CRES Alice. Elas repassaram todas as orientações necessárias sobre a Vacina H1N1 e Vitamina A para os profissionais das Unidades Básicas de Saúde, que irão atuar durante a campanha de vacinação contra a influenza.

A Campanha de vacinação contra a gripe H1N1 terá início no próximo dia 30 de abril, e as pessoas aptas a receberem a dose são: crianças de 06 meses a menores de 05 anos, todas as gestantes em qualquer idade gestacional, todas as mulheres no período de até 45 dias após o parto, trabalhador da área da saúde, povos indígenas, idosos com 60 anos acima, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população carcerária, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas.

A vacina da gripe utilizada na rede pública será a trivalente, a mesma usada no ano de 2015. Ela previne contra três tipos de vírus influenza e é composta por três cepas (espécies do vírus): uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B. O Ministério da Saúde optou por vacinar a população com a vacina trivalente na rede pública, devido à prevalência do vírus H1N1. “Em vista do surto, o Ministério da Saúde decidiu utilizar a vacina trivalente. Isso porque o vírus H1N1 não passou por alterações, portanto, a vacina continua eficaz para preveni-lo”, explica a pediatra Isabella Ballalai, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

A Secretaria de Saúde do Município de Russas alerta para que todas as pessoa que estão incluídas no grupo alvo de vacinação, procurem no próximo dia 30 de abril, o posto de saúde do seu bairro, distrito ou comunidade para tomar a doce da vacina. Lembre-se com saúde não se brinca e o melhor remédio e a prevenção.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO