SEMED realizou 1º Festival de Dança e Talentos das escolas municipais do Programa Mais Educação em Russas

07/12/2015 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Com promoção da Prefeitura de Russas, através da Secretaria Municipal da Educação – SEMED, por meio da Coordenação do Programa Mais Educação, que tem a frente a professora Valderbene Chagas da Silva (Beninha), foi realizado na sexta-feira, 04 de dezembro, na quadra coberta da Escola Matoso Filho, centro da cidade,  o ‘’1º Festival de Dança e Talentos’’ das Escolas Municipais do Programa Mais Educação em Russas, fazendo parte do encerramento das atividades do ano letivo do tempo integral.

Nove (09) das quatorze (14) escolas que trabalham a modalidade de dança do Programa Mais Educação participaram da apresentação, sendo que após o crivo de uma equipe de profissionais altamente capacitados a grande vencedora foi a dança da Escola Municipal Coronel Murilo Serpa. Na segunda colocação ficou a apresentação da Escola Municipal CAIC Senador Carlos Jereissati, e na terceira posição ficou a Escola Municipal Francisco das Chagas Lima da comunidade de Lagoinha. Além das três Unidades Educacionais agraciadas participaram também desse importante momento cultural as escolas: Municipal Tia Benilce, Municipal Uirandé Augusto Borges, Municipal Círiaco Leandro Maciel, Municipal Luís Ferreira Lima, Municipal Nossa Senhora de Fátima e Municipal Raimundo Pelópidas de Araújo. As escolas vencedoras foram premiadas com troféus e medalhas padronizados com a logomarca do Festival.

Os objetivos do “1º Festival de Dança e Talentos” foi possibilitar a apresentação dos trabalhos de dança produzidos pelos monitores do Programa Mais Educação, fomentando o surgimento de novas produções artísticas, bem como, incentivar o aparecimento de novos talentos. Como também resgatar, através da dança, as habilidades das crianças que venham enriquecer a cultura corporal. A coordenação do evento tem por meta principal que a execução deste Festival torne-se tradicional como culminância na ocasião do encerramento do ano letivo em tempo integral.

Para seus organizadores um evento como esse serviu como um momento de entretenimento familiar e de promoção cultural, onde as famílias poderam estar presentes para se divertirem de forma saudável. Além disso, a participação das crianças em um evento artístico-musical, assim pode servir como meio de aprendizagem prazerosa e para o desenvolvimento da consciência do movimento e da arte da dança. É sabido que a prática da dança é importante para o desenvolvimento da criança, pois ela estabelece limites usando os movimentos. Isso viabiliza a possibilidade de estruturação da personalidade e da socialização, por que permite que o indivíduo se conheça melhor.

O Festival contou com a presença do Excelentíssimo Prefeito do Município Weber Araújo, Coordenadora de Currículo da SEMED professora Morlânia Chaves, Vereador Fernando Amaral, Técnicos da SEMED, diretores, professores e alunos das escolas públicas, bem como familiares dos estudantes.