Secretaria do Meio Ambiente de Russas realiza I Fórum para a implantação da Coleta Seletiva


20/02/2015 - Secretaria de Meio ambiente - Rubens Mesquita

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria do Meio Ambiente irá realizar, na próxima terça-feira, 24, às 8h00 no Auditório do CVT ( Centro vocacional Tecnológico de Russas ) , o I Fórum para estudo no sentido de implantar a Coleta Seletiva no Município de Russas em cumprimento ao dispositivo da Política nacional de Resíduos Sólidos.

O homem nunca tirou tanto do Meio Ambiente como nos últimos tempos. Como resultado desta sociedade de consumo surge o desperdício, e milhares de toneladas de lixo produzidos diariamente pelos seres humanos.  Para o sucesso da iniciativa estão sendo convidados representantes de várias instituições publicas e privadas para darem sua contribuição neste importante evento.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, Sávio Amaral Santiago, o I Fórum é o primeiro passo para a implantação da Coleta Seletiva na cidade, através de reuniões periódicas com a participação da sociedade organizada, trabalhando a conscientização da população de Russas sobre a separação do lixo e de seu reaproveitamento. “O estimulo a implantação da Coleta Seletiva é estimular a preservação da natureza” destacou o Secretário.

 

        O QUE É COLETA SELETIVA?
Coleta seletiva é o recolhimento de materiais recicláveis (papel, plástico, metal e vidro) que não devem ser misturados ao lixo comum das residências ou local de trabalho. Trata-se de um cuidado dado ao resíduo que começa com a separação dos materiais em orgânicos e inorgânicos, e, em seguida, com a disposição correta para o reaproveitamento e reciclagem.

De forma a sensibilizar as pessoas para questão do correto tratamento que os resíduos sólidos produzidos no dia-a-dia devem receber, seja nos ambientes públicos ou privados, a coleta seletiva também funciona como um processo de educação ambiental, na medida em que conscientiza as pessoas sobre os problemas do desperdício de recursos naturais e da poluição causada pelo lixo.

Após serem separados pela sua tipologia, os materiais são levados para uma Central de Triagem onde serão prensados e posteriormente comercializados para empresas especializadas em reciclagem.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO