Secretaria das cidades realizou em Russas 1ª Audiência Pública para discutir Plano Diretor Municipal de Mobilidade Urbana


02/05/2017 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Cláudio Moura

O prefeito de Russas Weber Araújo sempre atento ao desenvolvimento responsável e sustentável do município de Russas e Região, participou na última sexta-feira, 28 de abril, da 1ª Audiência Pública que discutiu e revisou o Plano Diretor Municipal com Mobilidade Urbana do município russano. O evento aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico – CVT, e foi realizado numa parceria da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com a Secretaria das Cidades, do Estado do Ceará.

A Audiência foi conduzida por técnicos do Consórcio PRODEURB CEARÁ, e contou com a presença de representantes da Secretaria das Cidades, dos segmentos civis municipais e profissionais da Prefeitura Municipal.

Nesse primeiro momento foi apresentada e discutida a Leitura Técnica e realizada a Leitura Comunitária sobre a realidade do Município, que constituirão a base do projeto.

Durante o encontro, foram apresentados os resultados da análise do município em relação a urbanização, o meio ambiente, a legislação, dentre outros temas. As próximas duas etapas de elaboração e/ou revisão desses planos, é de levantamento e detalhamento de propostas, e também contarão com audiências públicas, envolvendo a sociedade civil e o poder legislativo municipal. Após concluído o processo, será editada uma lei municipal instituindo o novo Plano Diretor da cidade.

Os planos atendem o Estatuto das Cidades e a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determinam que todo município acima de 20 mil habitantes deve ter um plano diretor e de mobilidade.

Plano Diretor e de Mobilidade Urbana

O Plano Diretor Participativo é o instrumento básico para orientar a política de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município, integrando o uso do solo, saneamento e mobilidade urbana, possibilitando a participação social na determinação de políticas urbanas e prioridades de investimento.

Já o Plano de Mobilidade Urbana (PMU) é um instrumento que busca a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade de pessoas e cargas, efetivando assim os princípios e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO