Russas supera metas estabelecidas na Campanha contra Hanseníase, Geo- Helmintíase e Tracoma


19/11/2015 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

O município de Russas está de parabéns, visto que através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) em parceria com a Secretaria da Educação e as 20 equipes do Programa Saúde da Família (PSF’s), numa ampla cobertura realizada em todas as escolas municipais conseguiram alcançar e superar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde na Campanha contra Hanseníase, Geo- Helmintíase (Verminose) e Tracoma.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 80% para Tracoma e Geo- Helmintíase (Verminose) e 70% para Hanseníase, mas o município de Russas com muito esforço e dedicação foi além e alcançou números bem superiores aos exigidos, tendo como resultados finais uma cobertura de 92,96% para Hanseníase, 92% para Geo- Helmintíase (Verminose) e 88,73% para tracoma. O público alvo da campanha foram estudantes com idades entre 05 e 14 anos.

Tracoma é uma doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

As Geo-Helmintíases (Verminoses) são Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

A Hanseníase é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

A campanha teve como objetivo esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato. Durante a Campanha, foi realizada busca ativa de casos de Hanseníase, tratamento coletivo para as Geo-Helmintíases e exames para detecção e tratamento do Tracoma na população alvo.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO