Russas se prepara para campanha nacional de vacinação contra HPV


19/02/2014 - Secretaria de Saúde - David Oliveira

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Saúde, está se mobilizando para realizar no município, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV). A partir de março deste ano, a vacina que previne contra o câncer de colo de útero passa a ser incorporada no calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos. A Campanha Nacional de combate ao HPV começa no dia 10 de março.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Russas tem mais de 2.000 crianças e adolescentes que se encaixam no público alvo da Campanha. A meta é atingir 80% de meninas de 11 a 13 anos. Para isso, a Secretaria de Saúde, estará realizando a vacinação diretamente nas escolas em parceria com a Secretaria de Educação. Para ser vacinada na escola, a menina precisará da autorização da família e apresentar o cartão de vacinação ou um documento de identificação. Os pais que não quiserem que suas filhas sejam vacinadas na escola deverão assinar um Termo de Recusa. Além disso, todos os postos da rede pública municipal, também estarão realizando a vacina.

HPV ou Papilomavírus humano (Human papillomavirus) é um vírus de transmissão preferencialmente sexual, considerado como a DST (doença sexualmente transmissível) mais frequente no mundo.São vírus da família Papilomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa, as quais mostram um crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente por ação do sistema imunológico. Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, dos quais cerca de 45 infectam a área ano-genital masculina e feminina.

 

Para mais informações, confira o Pronunciamento do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, sobre vacina contra o HPV:

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO