Russas recebe visita de monitoramento do Programa Primeira Infância no SUAS- PIS


18/09/2018 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

O município de Russas recebeu na manhã desta terça-feira, 18 de setembro, a visita de monitoramento da consultora do MDS, a técnica Cibele e a assessora técnica da STDS, Sra. Elizabeth.

A visita teve como objetivo verificar a operacionalização do Programa Primeira Infância no SUAS- PIS, realizado em Russas em parceria com o Governo Federal. O Programa atende 200 famílias em situação de vulnerabilidade,  residentes na Várzea Alegre, Mutirão e Ingá, através de visitas domiciliares diárias, onde são realizadas orientações sobre desenvolvimento infantil e encaminhamentos para os serviços públicos de assistência social,  educação e saúde.

O PIS tem como objetivo o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos.

Em Russas o Programa é referenciado pelo CRAS da Várzea Alegre, sendo supervisionado pela assistente social Débora Oliveira que conta com uma equipe se 7 (sete) visitadores.

Durante a visita de monitoramento, a consultora acompanhou uma visita domiciliar, visitou o CRAS várzea Alegre e verificou o perfil dos orientadores sociais/visitadores, as condições de trabalho (materiais lúdicos, lanches, uniformes dos visitadores, materiais educativos, didáticos,  internet, computador e veículo com combustível  exclusivo para a equipe, disponibilizado diariamente).

O Município teve uma boa avaliação do trabalho operacional, metodológico e administrativo.

Ao final da visita, Russas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social – SETAS, recebeu a informação que o Município está na relação das 54 cidades elegíveis para a expansão do Programa, onde poderá ampliar a meta de atendimento em 100%, ou seja, passar a atender 400 famílias.

É a Gestão Municipal de Russas cuidando bem das pessoas.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO