Russas realiza Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

11/05/2017 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - Cláudio Moura

Nesse 18 de Maio será comemorado o 17º ano de mobilização do “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.

O Dia 18 DE MAIO, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesses 17 anos muitos municípios do nosso país.

Assim como em milhares de municípios brasileiros, a cidade de Russas não faz diferente e realiza a importante Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com o objetivo principal de promover ampla divulgação da temática, sensibilizar profissionais e a população sobre a importância da realização das denúncias de casos e monitorar as ações desenvolvidas para o enfrentamento dessa violação.

A Campanha, que acontece anualmente no Município, é promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, com execução da equipe do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, PROERD, Secretarias de Educação e Saúde, Associações Comunitárias, CMDDCA e Conselho Tutelar. O evento teve início no último dia 10 de maio e prosseguirá durante o restante do mês , com uma vasta programação composta de diversas ações de mobilização da sociedade.

Entre as ações e atividades podemos citar: Blitz educativa; reuniões com a rede de proteção e atendimento; oficinas e palestras nas escolas, nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS´s; intensificação da busca ativa pela equipe de abordagem social; participação em programas de rádio; e caminhada.

Para a Administração Municipal é de grande importância à realização da Campanha, pois suas atividades educativas, além de esclarecerem, sensibilizam a sociedade para o tão grave problema de abuso e exploração sexual contra o público infanto-juvenil.  As ações da campanha fazem com que a sociedade conheça mais ainda esse tipo de violência e seja encorajada a denunciar eventuais casos as autoridades competentes.

Para denunciar, a sociedade dispõem dos seguintes órgãos competentes: Conselho Tutelar (88 3411-8425), Disque 100, CREAS (88 3411-8424) ou Delegacia.

História da data

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há 43 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Confira a programação completa da Campanha de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes:

QUANDO O QUE QUEM ONDE

– Marina e Dayana

– Escola Raimundo de Deus

T – Participação na Rádio Araibu (12:40)

– Oficina (14:00)

Escola São Gerardo/Ramal de Flores

– SCFV Ingá

– Oficina

– Nayara e Michelle Escola Pe. Marcondes Matos/ Jardim de S. J.

– CRAS-COF

– Praça do Estudante

CRAS COF

T – Stand à Noite