Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil teve suas atividades iniciadas nesta segunda (26) em Russas


26/03/2018 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 26 de março, no Auditório do Centro Vocacional Tecnológico – CVT, a solenidade de abertura do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil para Agentes Comunitários de Saúde (ACS), promovido pelo Governo do Ceará, através do Gabinete da Primeira-Dama e da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), numa parceria com o Governo Municipal de Russas.

O curso tem como objetivo capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) no cuidado à primeira infância (0 a 6 anos). A capacitação será realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e terá carga horaria de 100 horas/aulas, sendo 60h (online) e 40h divididas entre encontros presencias e atividades práticas, abordando temáticas direcionadas à atenção à Saúde, cultura de paz e educação na infância.

Além da formação dos profissionais, a proposta objetiva, no final de seu programa, entregar à gestão municipal um diagnóstico situacional da primeira infância e um projeto de intervenção local, a ser construído durante o processo de formação.

A capacitação permitirá aos profissionais identificar aspectos do desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social da primeira infância, bem como do olhar interessado para essa temática no território.

Participaram do evento, o prefeito de Russas Weber Araújo; primeira dama Mazé Torquato; Dra. Adriana Dallolio Psicóloga e Coordenadora Estadual do Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil; secretários municipais: Gillberto Rodrigues (Saúde), Cláudia Lima (Cultura, Esporte e Turismo), Rodrigo Bandeira (Infraestrutura) e Ana Maria (Educação); vereadores: Haroldo Torquato e Piquet Nogueira; sub secretária de saúde Dra. Kelvia; coordenadora dos Agentes de Saúde de Russas Lana Cristina e Agentes Comunitários de Saúde.

O Gestor Weber Araújo destacou que o Curso de Qualificação em Desenvolvimento Infantil é mais uma importante ação desenvolvida em Russas pelo Governo do Estado. Uma iniciativa importantíssima, que vai capacitar toda a equipe de agentes comunitários de saúde do Município, dentro de uma proposta tão significante que é o cuidado na primeira infância. Weber ressaltou ainda que a Gestão Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, garantirá total apoio para o sucesso da capacitação.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO