Russas iniciou nesta quarta (10) a Campanha de Vacinação contra a Gripe


10/04/2019 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

A exemplo dos demais municípios brasileiros, a cidade de Russas iniciou nesta quarta-feira, 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Nessa primeira fase, serão vacinadas crianças com idade entre 06 meses a 06 anos incompletos (05 anos, 11 meses e 29 dias), e gestantes em qualquer período gestacional. A escolha, segundo o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

Este ano, a imunização foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando se iniciava na segunda quinzena de abril. A campanha será encerrada dia 31 de maio. O Dia D, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização está marcado para 4 de maio, um sábado.

Vale destacar que a partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, mulheres com até 45 dias pós-parto, população indígena, professores de escolas públicas e particulares, adolescentes e jovens sob medida socioeducativas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e trabalhadores da saúde.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A definição, de acordo com o Ministério, também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da gripe. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde de Russas (SEMUS) orienta o público alvo inicial (crianças com idade entre 06 meses a 06 anos incompletos e gestantes ) a procurar sua UBS para receber a dose da vacina.

A SEMUS informa ainda que a partir de 22 de abril, o Centro de Saúde Margarida Leandro Evangelista estará aberto também a noite, no horário das 17h às 20h, para imunização de todo o público-alvo.

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO