Russas é contemplada com o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão


29/04/2014 - Secretaria do Trabalho e Assistência Social - David Oliveira

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, foi contemplada na noite desta segunda-feira (28), com o Prêmio Nacional de Boas Práticas de Gestão, entregue pelo Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social (CONGEMAS). A premiação que aconteceu durante o XVI Encontro Nacional de Gestão do CONGEMAS, na cidade de Cuiabá, contou com a presença da secretária do trabalho e assistência social, Vanda Anselmo. A cidade de Russas foi premiada na categoria de gestão com a experiência de implantação do setor de vigilância socioassistencial. O Prêmio Boas Práticas de Gestão é um instrumento para identificar e disseminar práticas bem sucedidas da Assistência Social que estejam contribuindo para modernização, inovação e eficiência do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

Esta é a primeira vez que o município é contemplado com um prêmio de tamanha importância. Para Vanda, a premiação é fruto de um trabalho árduo de uma gestão competente que se dedicou assiduamente para levar o nome de Russas para todo o Brasil. “Fico imensamente feliz com esse reconhecimento, gostaria de agradecer ao prefeito Weber Araújo e a primeira-dama, Mazé Torquato, pelo apoio e por acreditar no trabalho de consolidação do SUAS na cidade de Russas. Além disso, tenho que ressaltar o trabalho de todos que fazem parte da SETAS, especialmente a Mariana Jabur e Breno Santiago, que se dedicam cotidianamente em processar, analisar, sistematizar e publicizar dados e informações, retroalimentando as equipes de referência dos serviços socioassistenciais”, destacou a secretária.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O Suas engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade. Também gerencia a vinculação de entidades e organizações de assistência social ao Sistema, mantendo atualizado o Cadastro Nacional de Entidades e Organizações de Assistência Social e concedendo certificação a entidades beneficentes, quando é o caso.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO