Russas celebra o Dia da Mulher


11/03/2014 - Secretaria de Cultura e Turismo - David Oliveira

A Prefeitura de Russas, através da Secretaria de Cultura, realizou no último sábado (08), no Centro Cultural de Russas, a festa de comemoração em alusão ao Dia da Mulher. A noite foi marcada por uma grande festa, que contou com a participação da mulheres russanas que se divertiram com sorteio de brindes e show musical. O evento contou com a presença do prefeito Weber Araújo, da primeira-dama, Mazé Torquato, de secretários e autoridades municipais.

Para o prefeito Weber, a festa representa a força e a luta da mulher na sociedade. De acordo com Weber, a data deve ser comemorada com alegria, pois é um marco na história dos direitos da mulher mundo afora. “Temos que valorizar a mulher russana, pois elas são exemplos de força e dedicação”, destacou o prefeito.

Durante o mês de março diversas atividades, referentes ao mês da mulher, serão realizadas no município.

História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO