Prefeitura realizou III Encontro Municipal de Enfrentamento ao Mosquito Aedes Aegypti e as Arboviroses

03/04/2019 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Diante da preocupação com o elevado índice de casos de suspeitas de Dengue, Zica e Chikungunya registrados no município de Russas, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira, 03 de abril, o III Encontro Municipal de Enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti e as Arboviroses, ocorrido no auditório do Centro de Saúde Margarida Leandro Evangelista.

O encontro teve como principal objetivo traçar um plano de trabalho intersetorial, que venha a integrar todas as secretarias municipais, setores e órgãos, segmentos sociais e principalmente a população em geral, no combate e enfrentamento do tão temível mosquito causador das arboviroses.

Ficou então definido que o poder público tomará a linha de frente, unindo todas as suas forças na realização de um trabalho de conscientização, e de enfrentamento, para que juntos possamos vencer mais essa batalha. Portanto será indispensável a colaboração das pessoas, haja visto, que se cada um não fizer a sua parte, não teremos sucesso nessa luta que é de todos.

O encontro contou com a participação do prefeito Weber Araújo; primeira dama Mazé Torquato; secretário de saúde Gilberto Rodrigues; demais secretários municipais; agentes de endemias, representantes das secretarias municipais e órgãos do Estado, e imprensa local.

Município em alerta, confira os números

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) divulgou o 1° Boletim Epidemiológico das Arboviroses 2019 e os números não são nada animadores.  Somente nessas primeiras 12 semanas do ano (período de 30/12/2018 a 23/03/2019) foram registrados 402 casos suspeitos de dengue, um aumento de 1.082,3% com relação ao mesmo período do ano de 2018, quando foram notificados apenas 34 casos.

Desses 402 casos suspeitos, 130, o que corresponde a 32,34% tiveram encerramentos por laboratório, sendo 108 conformados, 02 com sinais de alarme confirmados e 20 descartados.

Foram ainda notificados 32 casos suspeitos de febre Chikungunya, destes 03 foram confirmados, 09 descartados e os demais em investigação, e 13 casos suspeitos de Zica Vírus, com 05 diagnosticado como negativo e os demais permanecem em investigação.