Prefeitura realizará de 20 a 24 de março a “Festa Anual das Árvores”

16/03/2017 - Secretaria de Meio ambiente - Cláudio Moura

A Prefeitura Municipal de Russas, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias de Agricultura e Educação, realizará no período de 20 a 24 de março, uma vasta programação para celebrar o evento “Festa Anual das Árvores”, cujo tema central trabalhado será “Quem planta árvores colhe chuva”, com o intuito de promover a consciência da importância da preservação das árvores e incentivar a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza.

Atualmente, o dia da Árvore ainda é comemorado na data de 21 de setembro, mas segundo o Decreto Federal Nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, essa data, foi substituída pela Festa Anual das Árvores, com o objetivo de promover a importância da preservação das árvores e das florestas.

Tendo em vista que o nosso período chuvoso acontece durante os meses iniciais do ano, a Festa Anual das Árvores é comemorada na última semana do mês de março nos estados da região Norte e Nordeste, em função das diferenças climáticas, como é o caso do Ceará. Este ano, especificamente, o governo do Estado do Ceará antecipou para o período de 19 a 26 de março, correspondendo à penúltima semana.

Confira abaixo o cronograma das atividades da “Festa Anual das Árvores” do município de Russas:

20 de Março – Segunda-Feira

Horário: A partir do meio-dia

Ação: Divulgação nos Programas de Rádio

Local: Rádio Som Zoom Sat e Rádio Araibu

Ação: PEDALADA ECOLÓGICA

Objetivo: Estimular o uso de transportes não poluentes, enfatizando a importância das árvores contra a poluição do ar

Local: Saída da Lagoa da Caiçara com destino à Praça do Estudante

Obs.: No encerramento será servido um lanche natural na Praça do Estudante

21 De Março – Terça-Feira

Ação: Árvores da minha comunidade

Objetivo: Identificar as árvores no entorno da rua e da escola. Identificar o nome popular, se é nativa ou não.

Local: Escolas municipais da zona rural

Ação: Cinema Ambiental

Objetivo: Discutir a importância das árvores para a vida e sua influência na cultura

Local: Praça do Estudante

Obs.: Será realizada distribuição de Pipoca

22 de Março – Quarta-Feira

Ação: Distribuição de Mudas

Objetivo: Sensibilizar o público sobre a importância da vegetação para o regime de chuvas e para a vida.

Local: Escola Municipal Inácio de Barros, durante a abertura do Programa Agrinho Edição 2017

23 de Março – Quinta-Feira

Ação: Árvore de Livros

Objetivo: Incentivar a leitura em árvores verdes

Local: Escolas municipais

24 de Março – Sexta-feira

Ação: Oficina de Pneus

Objetivo: Entender a importância de reaproveitar pneus.

Local: Escola Municipal Inácio de Barros Neto – Distrito de Flores

Ação: Trilha na Lagoa de Canudos

-Desenvolver a capacidade de observação e reflexão do ambiente

-Demarcação da Área de Preservação Permanente – APP da Lagoa dos Canudos.

Objetivo: Compreender a importância da preservação da área de proteção ambiental

Local: Lagoa da Caiçara – Unidade de Conservação na Sede do município de Russas.

Participe! Sua participação será de grande importância para a grandeza do evento.