Prefeitura de Russas ofertará Capacitação Higiênico-Sanitária para Manipuladores de Alimentos

02/02/2018 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Visando orientar proprietários e trabalhadores do ramo de alimentos em geral quanto à produção e comercialização segura de alimentos à população, com intuito de prevenir possíveis doenças causadas por procedimentos inadequados ao manipular os alimentos, enfaticamente no período carnavalesco de 2018, a Prefeitura Municipal de Russas, em parceria com as secretarias envolvidas na “Campanha Educativa de Carnaval – 2018” oferece uma “Capacitação Higiênico-Sanitária para Manipuladores de Alimentos”.

A Capacitação será ministrada por Dauster Renard e Jéssica Carvalho, Nutricionistas da Secretaria Municipal de Saúde, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF e irá ocorrer no dia 06 de Fevereiro de 2018, às 19hmin, no auditório do Centro de Saúde (localizado por trás da Igreja São Sebastião).

O público alvo consiste em proprietários e manipuladores de alimentos dos restaurantes, marmitarias, bares, padarias, pastelarias, lanchonetes, sorveterias, point’s de açaí/pó de guaraná, espetinhos, vendedores ambulantes de alimentos em geral, entre outros.

Ao final da capacitação todos os participantes serão certificados. Não perca essa grande oportunidade de aprendizagem. Lembrando que o curso é totalmente gratuito.

A título de esclarecimentos, as Doenças Transmitidas por Alimentos constituem um dos problemas de saúde pública frequente no cotidiano da população e têm sua origem durante o ato de manipular os alimentos em qualquer das etapas da cadeia de produção (desde as etapas primárias até chegar ao consumidor).

Outro fator importante é que, além do impacto na saúde pública, a contaminação dos alimentos também atrela efeitos econômicos negativos sobre os estabelecimentos dedicados ao seu preparo e venda, pois quando ocorre um caso ou surto de doença na população, estes estabelecimentos perdem a confiabilidade e podem ser interditados.

Portanto, as medidas para se evitar a contaminação dos alimentos são muito simples e podem ser aplicadas por qualquer pessoa que os manipule, aprendendo regras fáceis para seu manejo higiênico, e essa capacitação é uma grande oportunidade de aprendizagem dessas regras.