Prefeito Weber decreta ponto facultativo nos dias 19 e 25 de março


17/03/2014 - Destaque - David Oliveira

O Prefeito de Russas, Weber Araújo, expediu na última sexta-feira (14), o Decreto Nº 010/2014, que torna ponto facultativo municipal, os feriados do dias 19 e 25 de março. Tais datas são comemoradas em todo o estado do ceará.

No dia 19 de março, comemora-se o Dia de São José, Padroeiro do Ceará. O feriado, bastante especial para os sertanejos cearenses, representa mais do que uma data santificada, mas um dia que representa a esperança de um bom inverno a cada cearense e nordestino, que espera chuva nesse dia. Segundo a tradição popular cearense e os Profetas da chuva, essa data tem grande significado, pois, se até esse dia houver chuva, o “inverno” (estação chuvosa que na verdade é o verão, devido à latitude) estará garantido. Do contrário, a seca estará inegavelmente caracterizada.

Já o dia 25 de março, é comemorado no Ceará como Data Magna. A iniciativa partiu do deputado Lula Morais (PCdoB), que apresentou uma emenda constitucional, aprovada e sancionada pela Assembleia Legislativa. A celebração se deve ao fato de, em 25 de março de 1884, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea, a escravidão ter sido abolida em toda a província do Ceará.

A escolha do dia 25 de março simboliza o pioneirismo do Ceará na liberação do seus escravos, que aconteceu no dia 25 de março de 1884, na cidade de Redenção.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO