Prefeito Weber Araújo inaugurou Laboratório de Análise Clínica e reforma da UPA


02/08/2017 - Secretaria de Saúde - Cláudio Moura

Abrindo o 2° dia de eventos da Semana do Município 2017, que seguirá com sua programação até 06 de agosto, data em que Russas comemorará 216 anos de emancipação, o prefeito Weber Araújo, juntamente com o secretário de saúde Dr. Daniel Peixoto, inauguraram na manhã desta quarta-feira, 02 de agosto, mais um importante investimento na área da saúde, o laboratório de análise clínica e reforma da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

O laboratório, construído com recursos próprios do Município, era uma grande necessidade da Unidade, que agora conta com um equipamento moderno, que proporcionará todas as condições da realização de exames imediatos contribuindo então com o diagnóstico de doenças, melhorando cada vez mais os serviços de urgência e emergência.

A relação de exames realizados no laboratório é: Urea, Creatinina, Glicose, Hemograma, TGO, TGP, CKMB, CPK, Amilase, Bilirrubina D, Bilirrubina Total, Sódio, Potássio, Cálcio, Troponina e Gasometria. Vale ressaltar que segundo o secretário de saúde Dr. Daniel Peixoto, o laboratório será para uso exclusivo dos pacientes atendidos no serviço de urgência e emergência da UPA, quando da solicitação de exames solicitados pelos profissionais de saúde que trabalham na Unidade de Pronto Atendimento.

Além do laboratório, a UPA passou também por uma reestruturação, onde foi feita uma limpeza geral, uma pintura geral, mudança das placas de sinalizações, mudanças de praticamente todas as lâmpadas internas e externas do prédio, além de nova adesivagem da fachada da Unidade, que proporcionará mais conforto para os usuários e funcionários da UPA.

O Secretário de Saúde Dr. Daniel Peixoto, falou que o laboratório da UPA era um sonho, uma meta administrativa que se torna realidade. Sua aquisição era uma necessidade para melhorar os serviços e também uma exigência das fiscalizações e sua realização só foi possível porque o prefeito weber sempre foi favorável a sua aquisição, e mesmo sendo necessário um alto custo para sua montagem e manutenção, o gestor não mediu esforços em garantir recursos para sua realização.

Dr. Daniel falou também que a UPA de Russas não funcionaria somente com os recursos federais e estaduais, destacando que o município investe alto para disponibilizar esse serviço de qualidade à população. ”O município entra com muito recurso para poder manter, tem que ter muita coragem, muita disposição do Prefeito e da Administração, portanto para a gente manter uma estrutura dessa aberta, funcionando com qualidade, e ainda mais abrir um laboratório desse, são mais de 300 mil reais de recursos próprios investidos mensalmente”. Disse o Secretário.

O prefeito Weber destacou o excelente trabalho oferecido pela UPA à população russana, destacando que esse reconhecimento e elogios foram feitos por pessoas de outras cidades e que o trabalho da Unidade de Russas, serve de exemplo para todo o Brasil, se tornando então uma dos melhores UPAS do Ceará pelo trabalho e profissionalismo dos seus funcionários.

Weber destacou que outras cidades do porte de Russas estão com suas Unidades fechadas e ressaltou o porquê que a UPA de Russas funciona com tanta eficiência. “É porque essa Administração tem uma marca e essa marca se chama honestidade é por isso que o dinheiro dar”. Disse o gestor. Weber anunciou também mais investimentos para a UPA. “Nós tivemos um projeto aprovado e liberado agora para aquisição de medicamentos, foram 500 mil reais e a primeira parcela já foi depositada de 225 mil toda aqui para a UPA”. Disse o Prefeito.

Acompanharam o prefiro Weber e a primeira dama na solenidade de inauguração, o vice-prefeito Magela Estácio; o secretário de saúde Dr. Daniel Peixoto; demais secretários municipais, vereadores, diretor clínico da UPA Dr. Vitor e demais funcionários da Unidade; suplentes de vereadores; coordenadores municipais e sociedade civil.

Seguindo a programação da SEMUR 2017, ainda nesta quarta (02/08) serão realizados mais dois grandes eventos, confira abaixo:

17h • Entrega de Tablets aos alunos premiados nas Olimpíadas

Municipais de Matemática, Língua Portuguesa, Tabuando e

SMAEF

• Premiação dos campeões dos Jogos Escolares

Local: Praça Manuel Matoso Filho

19h30 Inauguração da Praça José Antônio da Silva

Atração Musical: As Manas Forrozeiras

Local: Praça da Lagoa do Toco

 



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO