Postos de Saúde disponibiliza vacinação contra sarampo


21/07/2014 - Secretaria de Saúde - Igor Raneelle

A campanha de vacinação contra o sarampo no Ceará, que foi iniciada em 27 de junho em 158 municípios, termina nesta sexta-feira, 25. A orientação do Ministério da Saúde é de vacinação de 95% das crianças em todas as faixas etárias de seis meses a menores de cinco anos, para interromper a cadeia de transmissão da doença.

Em Russas, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUS orienta que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde e centro de saúde do município.

O sarampo é uma doença de elevada transmissibilidade que pode acometer crianças e adultos. A transmissão acontece diretamente de pessoa para pessoa, através das secreções expelidas ao tossir, espirrar ou falar.
140 municípios ainda não atingiram a meta de imunização. A Secretaria da Saúde do Estado orienta essas cidades a adotar como estratégia a busca ativa de crianças não vacinadas em creches e escolas. Pais e responsáveis devem levar crianças de seis meses a menores de cinco anos para vacinar, mesmo que já tenham recebido a vacina tríplice viral na vacinação de rotina. Os municípios também devem intensificar as ações desimunização contra o sarampo na vacinação de rotina da tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, conforme definido no Calendário Nacional de Vacinação.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado, no Ceará foram notificados 514 casos suspeitos de sarampo entre 25 de dezembro de 2013 e 20 de junho deste ano e confirmados 191 em 12 municípios: Fortaleza (123 casos), Aracati (1), Camocim (1), Caucaia (3), Itaitinga (1), Itapipoca (1), Jaguaribe (1), Maracanaú (2), Maranguape (1), Trairi (3), Tururu (2) e Uruburetama (52).



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO