Polo do IFCE de Russas terá estrutura diferenciada e cursos específicos


07/03/2013 - Secretaria de Educação - Igor Raneelle

O reitor do IFCE, professor Virgílio Araripe, anunciou novidades como a implantação de dois novos pólos do IFCE, um em Russas e outro em Pentecoste, e a estruturação de um programa de empreendedorismo para beneficiar especialmente alunos do interior do Estado.

Segundo Araripe, os polos terão uma estrutura diferenciada focada em cursos específicos voltados para o arranjo produtivo local. O reitor afirma que anunciará os cursos assim que o Ministério da Educação confirme a autorização da implantação dessas novas unidades, que terão como quadro de servidores 10 professores e seis técnicos administrativos.

Outra novidade anunciada, é que, está prevista a consolidação de um programa de empreendedorismo para o discente. A intenção é dar as condições para que o aluno chegue ao ponto de ser um empresário e não fique esperando pelo município.

Os primeiros passos já foram dados com a assinatura do ofício ao ministro da educação, Aloizio Mercadante, no dia 25 de janeiro, pelo prefeito Weber Araújo, que consistia o interesse da Prefeitura de Russas de firmar parceria com o IFCE e doar terreno e imóveis do CVT.

O projeto está avaliado em mais de R$ 1 milhão no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a construção de um Centro Vocacional Cultural (CVC) no terreno do CVT de Russas, doado pela prefeitura. As duas estruturas terão uma só gestão, a do IFCE. O projeto também visa se estender nos distritos da zona rural de Russas, nos cinco Centros de Inclusão Digital do IFCE, que terão equipamentos de vídeo conferência e poderiam receber o sinal de uma torre de emissão instalada na cidade.

Para o prefeito Weber, esta é mais uma conquista dos russanos, que somando com o Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará, vai oferecer à população de Russas a oportunidade de ensino técnico e superior de qualidade. “Estamos trabalhando para que o projeto do IFCE e da UFC seja licitado o mais rápido possível”, afirma Weber.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO