Pelo quarto ano consecutivo, Russas conquista título Município Agrinho

26/11/2018 - Secretaria de Educação - Wellison Felipe

A rede de Educação Municipal de Russas está de parabéns pela conquista do título Município Agrinho, pelo quarto ano seguido. E foi com muita festa, cercada de emoção, entusiasmo e agradecimentos, que aconteceu, na ultima sexta-feira, 23, a solenidade de premiação do Programa da Edição 2018. O evento foi no Centro de Negócios do SEBRAE-CE, em Fortaleza, com a participação dos 48 municípios e cerca de 500 convidados, entre alunos, professores, coordenadores municipais, prefeitos, patrocinadores, presidentes de Sindicatos rurais e autoridades. Este ano, o tema foi “Agrinho Sai em Defesa da Cidadania”, e contou com a participação de 1.711 escolas da zona rural, 9.652 professores e 196.987 alunos.

Certificando o empenho, compromisso e dedicação com que a educação de Russas trabalha o Programa Agrinho, o Município pelo quarto ano consecutivo conquistou a premiação máxima do Programa, sagrando-se tetracampeã do título “Município Agrinho”. O prefeito de Russas, Weber Araújo recebeu com muita alegria o prêmio, e como apoio ganhou três computadores que foram sorteados entre as escolas participantes.

O Gestor Weber Araújo, ressaltou a felicidade de ver Russas mais uma vez sendo premiada como a melhor do Estado, destacando que o prêmio de Município Agrinho é fruto de um trabalho em conjunto e de muita garra de todos que fazem a educação russana.

Em especial, a coordenadora municipal do Agrinho, Cláudia Araújo, enfatiza que só tem a agradecer e parabenizar aos brilhantes e dedicados profissionais que integram a educação do município.

Com a música tema da vitória de Airton Sena, buzinaço e muita comemoração os laureados foram anunciados um a um (os alunos e seus professores), subiram ao pódio para receberem seus prêmios. Foram no total 40 alunos, 50 professores e 10 Municípios que receberam a premiação, sendo 10 ganhadores nas seguintes categorias: Desenho (2º e 3º ano), Redações (4º e 5º ano, 6º e 7º ano e 8º e 9 º ano) – 30 alunos e 30 professores, um de Experiência Pedagógica (professor) e um Município Agrinho (Municípios).

Além do título máximo, a cidade de Russas, também conquistou, 8º lugar- na Categoria Desenho ( 2º e 3º ano)- Escola Municipal Agrícola Padre Pedro de Alcantara- Aluna: Maria Eduarda dos Santos Fernandes (1 bicicleta) e a professora Marta Maria da Silva (1 tablet)

Na categoria Redação, 6º e 7º ano, Russas ficou na  8ª colocação, Escola Nossa Senhora de Fatima com o aluno Wesley da Silva Lima.

Já na categoria experiência pedagógica, Russas foi 3º lugar com o trabalho do Professor Felipe de Sousa Lima( 1 tablet),  7º lugar com Professora Maria Roberlandia de Souza (1 tablet) e 10° lugar coma  Professora Roseane Ramos Sombra  (1 tablet).

O QUE É O AGRINHO

“O Agrinho é programa de caráter educativo e social realizado há 16 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Regional do Ceará, com o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, dos Sindicatos Rurais a ela filiados, com o patrocínio do Banco do Nordeste, SEBRAE e Instituto Tortuga .”

SOBRE A PREMIAÇÃO

A escolha dos premiados ocorre através de três  Comissões  de Avaliações, formada por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente do Estado(Sema),  por  profissionais de Educação, Administração contratados pelo SENAR-CE, seguindo os critérios  definidos  por cada concurso.