Mais de 4 mil famílias são beneficiadas com dessalinizadores recuperados


22/04/2015 - Destaque - Igor Raneelle

Uma série de ações que visam ampliar o acesso à água potável para a população rural do Município de Russas, tem sido desenvolvida através de investimentos próprios da Prefeitura Municipal.

O Município investe mais de R$ 100 mil na recuperação total de sistemas de osmose reversa, popularmente conhecidos por dessalinizadores, que são capazes de retirar as impurezas da água provenientes dos lençóis freáticos, tornando-a própria para o consumo humano.

Os dessalinizadores das comunidades rurais de Sítio Piauí, Mundo Novo, Santa Fé, Cantinho de Pedras, Santo Antônio, Lagoa Escura, Pedras, Lagoinha e São Pedro passaram por recuperação total, como: troca de filtros, novas bombas submersas, motores de ¾ CV, membranas, limpeza química, quadros de registro, registro de esfera, adaptador e recuperação da estrutura física do equipamento.

Já na zona urbana do município, a Prefeitura investiu na recuperação dos dessalinizadores do Pelópidas (Vila Matoso), Planalto e do Alto do Velame.

Mais um dessalinizador totalmente recuperado será entregue nesta quinta-feira (23), às 17h, na comunidade de São Pedro.

Segundo a coordenadora do Departamento de Ação Social e Comunitária – DASC, Noilda Rocha, 32 sistemas de dessalinização estão operando normalmente e 4 serão recuperados, aguardando apenas o processo licitatório. “Quando assumimos o DASC, em 2013, apenas metade desses sistemas estavam operando normalmente, alguns apresentavam vários problemas e outros estavam fechados”, ressaltou Noilda.

Segundo o prefeito Weber Araújo, este programa de dessalinização de água não é de fácil manutenção, na qual os filtros precisam ser trocados a cada três meses e limpezas químicas são constantes. “O empenho da prefeitura municipal é abastecer a população com água potável”, afirma Weber.



Comentários

  1. Marcilene disse:

    Parabéns Prefeito Weber!!!!
    Valeu equipe da Secretaria do Trabalho e Assistência Social

Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO