II Agrinho Cidadão foi realizado na comunidade do Capim Grosso


14/06/2017 - Secretaria de Educação - Cláudio Moura

Com o tema “Agrinho sai em defesa da cidadania”, a Prefeitura de Russas através da Secretaria Municipal da Educação e do Desporto Escolar, em parceria com as demais secretarias municipais e instituições realizou nesta quarta-feira, 14 de junho, na Escola Municipal João Rebouças do Amaral na comunidade do Capim Grosso o evento II Agrinho Cidadão, que teve como objetivo principal oferecer serviços às comunidades rurais, articulando atividades intersetoriais de atendimento a população.

Durante a abertura do evento, as escolas rurais que trabalham o Programa, promoveram belíssimas apresentações artísticos culturais dentro de suas temáticas trabalhadas sobre o tema central.

Foi um dia de muita integração e prestação de serviços à população de Capim Grosso e comunidades adjacentes, que pode contar com: O mutirão cadastral do Cadastro Único, Oficina do PETI, divulgação dos serviços dos CRA’s, manutenção da iluminação pública local, limpeza e recuperação de ruas, poda de árvores; escovação supervisionada, aplicação de flúor, verificação da pressão arterial, atendimento médico no posto de saúde, prevenção do câncer de colo de útero, oferta de testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite), visita domiciliar dos agentes de endemias, mobilização contra o Aedes Aegypti, entrega de panfletos, sensibilização pela questão ambiental, entrega de títulos de imóveis rurais, doação de mudas de plantas, contação de histórias, agendamento para o cadastramento biométrico e serviços do núcleo de atendimento pedagógico.

Aconteceu também dentro da programação do Agrinho Cidadão, a competição esportiva I Copa Agrinho de Futsal Feminino e Masculino, com o objetivo de promover a modalidade de futebol de salão, bem como a socialização entre alunos atletas das escolas rurais do Município. A competição contou com a participação de equipes formadas por jovens na faixa etária de 12 a 14 anos.

O Agrinho é um programa desenvolvido pelo SENAR – CE em parceria com as secretarias municipais, e está na sua 15ª edição, sempre abordando temas importantes, como Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Cidadania, que são explorados junto às crianças e adolescentes rurais, por meio das escolas, que são lócus de formação, através do desenvolvimento de um trabalho pedagógico. A finalidade é enriquecer a qualidade de vida no campo, pela construção de novos valores de resistência e renovação da realidade na zona rural, visando que todos sejam agentes multiplicadores desse processo.

A cidade de Russas conquistou em 2015 e 1016 a premiação máxima do Programa Agrinho, se tornando bicampeã do título “Município Agrinho”, e este ano trabalha forte, com total apoio do Prefeito Weber Araújo, visando sua terceira conquista.

Participaram do evento, o prefeito Weber Araújo, primeira dama Mazé Torquato; a coordenadora municipal do Programa Agrinho Cláudia Araújo, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, profissionais das secretarias do município e sociedade civil.



Deixe seu comentário

ACESSO RÁPIDO